Vigilância de Poá realiza ações contra a dengue.

Com a Semana Estadual de Mobilização Contra a Dengue, a Secretaria de Saúde de Poá, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, está realizando diversas ações que visam à prevenção contra o mosquito. Ontem, um estande foi montado na praça da Bíblia, no centro, onde agentes orientaram os munícipes sobre as formas de evitar a dengue, principalmente no período de temperaturas elevadas, que favorece a proliferação do mosquito.

Independentemente da Semana de Mobilização, o departamento faz ações de bloqueio da dengue durante todo o ano, com visitas nas residências e orientações. No período de novembro a janeiro, essas atividades são mais intensificadas.

Além do estande, agentes percorrem os bairros recolhendo objetos que podem acumular água parada, o que propicia o surgimento do mosquito. Outra recomendação que está sendo passada à população é que as pessoas passem a cultivar uma planta chamada crotalária, pois ela atrai a libélula, predadora natural do mosquito da dengue. O estande da Vigilância está sempre presente em eventos, como o Bairro a Bairro.

A dengue pode ser transmitida por duas espécies de mosquitos (Aedes aegypti e Aedes albopictus). É uma doença grave. Os transmissores de dengue, principalmente o Aedes aegypti, proliferam-se dentro ou nas proximidades de habitações (casas, apartamentos, hotéis), em recipientes onde se acumula água limpa (vasos de plantas, pneus velhos, cisternas, etc). 



Poá


Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV