Zoonoses de Poá faz trabalho para cuidar e controlar a população de animais de rua.

Equipe da Zoonoses resgata cachorro de rua que estava em perigo. 
Animal vai receber cuidados 

O Departamento Municipal de Zoonoses de Poá está fazendo algumas ações de controle da população animal de rua. Atualmente, animais estão sendo castrados e recebendo um microchip, podendo assim controlar a reprodução dos mesmos, além do Departamento poder ter acesso a todas as informações do animal que recebeu o chip.


De acordo com a veterinária da Zoonoses Alessandra Digenova Pereira Ramos, por meio de um convênio entre o Departamento e uma clínica veterinária da cidade, está sendo possível castrar os animais de rua (errantes). Esse convênio estipula uma cota para castração por mês, e é necessário que o animal passe primeiro por uma triagem feita no Departamento, tendo em vista que somente a Zoonoses pode encaminhá-lo para a clínica. “Essa é uma medida que adotamos, porque infelizmente existem pessoas que falam que os seus animais são de rua, para se aproveitar do benefício”, disse Alessandra.


Desde que o convênio começou a vigorar em setembro, foram castrados 35 animais nesse primeiro mês de vigência e 38 animais em outubro. Também faz parte do convênio o atendimento de urgência e emergência, como animais de rua feridos ou doentes, principalmente aqueles com doenças que podem ser transmitidas ao homem. Para esses casos também, somente a Zoonoses pode encaminhar o animal para a clínica.


O balanço divulgado pelo Departamento informou que foram socorridos 21 casos de animais errantes atropelados ou doentes e em outubro foram 29 casos. “A cota por mês é de 30 atendimentos de urgência e emergência e 60 castrações”, explicou a veterinária.


Já o processo de implantação de chip nos animais de rua é feito pela equipe de Zoonoses, nas dependências do Departamento. Segundo a veterinária, quando se é doado um animal que passou pela Zoonoses, já que é feito toda semana a Feirinha de Doação, ele já vai com o chip e castrado. Somente os filhotes não são castrados, pois eles precisam ter um determinado peso para serem submetidos ao processo, mas o dono tem a garantia de que a Zoonoses vai oferecer a castração quando o animal estiver em condições para ser castrado.

Canil

A veterinária adiantou que a partir de janeiro, começam as obras de um canil, que será construído na Rua das Laranjeiras, no Jardim Nova Poá: “O projeto já está pronto e vai comportar quase 300 animais. Foi tudo elaborado para que os animais tenham conforto”.
O cão resgatado deve receber um chip e ser castrado 

Noticias
02/12/2011 - 16h:37
Secretaria de Saúde
Fotos: Fernando Araújo - Fonte: Prefeitura de Poá.

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV