Ferraz disponibiliza teste rápido de sífilis pelo SUS.

A partir de junho a Secretaria Municipal de Saúde de Ferraz de Vasconcelos vai disponibilizar em todas as unidades de saúde do município testes rápidos e gratuitos para triagem de sífilis, doença sexualmente transmissível pelo Sistema Único de Saúde - SUS. A confirmação foi feita, dia 16, pela Secretaria Estadual de Saúde.

A sífilis é uma doença infectocontagiosa sistêmica, de evolução crônica, sujeita a surtos de agudização e períodos de latência. A sífilis congênita é conseqüente à infecção do feto pelo Treponema pallidum, por via placentária, em qualquer momento da gestação. É sífilis adquirida é uma doença de transmissão predominantemente sexual. O Treponema pallidum, quando presente na corrente sangüínea da gestante, atravessa a barreira placentária e penetra na corrente sangüínea do feto. A transmissão pode ocorrer em qualquer fase da gestação.

O teste é bastante simples. Da mesma forma que ocorre com o teste rápido para detecção de HIV, uma amostra de sangue é retirada por punção digital ou venosa para análise e o resultado fica pronto entre 10 e 15 minutos.

Segundo o coordenadora do Programa Estadual DST/Aids, Maria Clara Gianna, a adoção do teste rápido para triagem de sífilis contribui para a consolidação do Plano de Eliminação da Transmissão Vertical cuja meta e eliminar a ocorrência de sífilis congênita em todo o Estado até 2015.

“A sífilis congênita persiste como importante problema de saúde pública, apesar da disponibilidade de insumos e das informações técnicas para sua prevenção”, afirma Maria Clara. “Trata-se de um agravo que pode ser totalmente evitado, caso a gestante e o seu parceiro sexual sejam diagnosticados e tratados adequadamente durante o pré-natal”, conclui.


Redação: J. de Mendonça Neto
Fonte: Prefeitura de Ferraz


Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV