Mogi: Encosta da Vila Oroxó está sendo recuperada pela Prefeitura Municipal.

REGIÃO:

Após um árduo trabalho de transferência de famílias que durou exatamente 27 dias entre janeiro e fevereiro deste ano, a encosta da Vila Oroxó, no Jardim Rodeio, passa no momento por um serviço completo de recuperação. Não há no local mais nenhum resquício das 41 residências construídas irregularmente, que corriam risco de deslizamento e foram demolidas após a saída dos moradores. Agora equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos cuidam da reconstrução de guias, sarjetas e calçadas, serviço este que ainda deve levar cerca de 30 dias.

Numa etapa posterior, a encosta receberá um serviço de jardinagem, que tem por objetivo recompor a vegetação nativa do local, característica da Serra do Itapeti. Com isso, será concluído um importante trabalho da Prefeitura, cujo foco principal foi preservar a vida das famílias que ali moravam e erradicar o que era tida como a última área de risco de deslizamento com considerável aglomerado habitacional na cidade. Vale lembrar que a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos forneceu mão de obra e caminhões para a mudança das famílias.

Todas elas estão recebendo mensalmente o benefício do Aluguel Solidário, que corresponde a uma quantia de R$ 540,00, utilizada pelos titulares para custearem o aluguel de moradias provisórias ou então para auxiliar nos gastos de casas de parentes ou amigos, onde por ventura estejam ficando. Muito em breve, contudo, elas assinarão contrato com a Caixa Econômica Federal (CEF) e passarão a financiar, com subsídio do Minha Casa Minha Vida, unidades habitacionais do condomínio residencial Bromélia, em Cezar de Souza, previsto ainda para este semestre. Isso graças ao programa habitacional desenvolvido pela Prefeitura, que já entregou 1.220 apartamentos e entregará, muito em breve, outros 1.780.

O objetivo da Prefeitura com essa ação é resolver, num esforço muldisciplinar, um problema habitacional, ambiental e de segurança pública, a exemplo do que foi feito, logo no primeiro ano da atual gestão, com a encosta do Jardim Layr. Para garantir que a Vila Oroxó não volte a ser ocupada, a Administração Municipal entrará com um forte esquema de fiscalização, que ganhou, na semana passada, um grande aliado: o novo sistema de monitoramento aéreo de áreas de risco.

Assim, além da fiscalização presencial, a Prefeitura terá em mãos um relatório semanal com fotografias da encosta, que deixará nítida qualquer possível tentativa de invasão. Isso dará às equipes da Guarda Municipal tempo hábil para agir, impedindo que outras pessoas se instalem ali e coloquem suas vidas em risco. (LMS)

Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos estão cuidando da reconstrução de guias, 
sarjetas e calçadas da encosta da Vila Oroxó, que foi desocupada no início deste ano
Noticias
07/06/2012 - 05h:17
SERVIÇOS URBANOS
Foto: GUILHERME BERT - Fonte: SECOM-MOGI

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV