Caps: Construção tem início neste mês em Poá

A Prefeitura de Poá divulgou ontem o nome da empresa que ficará responsável em construir a uma unidade do Centro de Atenção Pscicossocial (Caps) no bairro Vila Açoreana. A empresa Eplan Projetos e Construções, que venceu a licitação, terá um prazo estimado em dez meses para construir o prédio que deverá ter suas obras iniciadas no final deste mês.

Para a construção do empreendimento serão aplicados aproximadamente R$ 1,6 milhão. O Caps se trata de um serviço especializado para atender pacientes com alguma deficiência mental. O serviço médico será instalado na rua Jair de Godoy. A dimensão da área do terreno onde será construído o prédio é de mais de 1,7 mil metros quadrados, e a área construída será de 669,2 metros. Os recursos para instalação do serviço foram liberados pelo governo poaense.

No local está prevista a construção de diversas instalações, entre elas: sala de espera, salas de atendimento, salas de oficinas, pátio coberto, espaço multiuso, área para atividade física, horta, uma pracinha, área administrativa, vestiários, cozinha, lavanderia, refeitório, banheiros comuns e banheiros para pessoas com necessidades especiais e sala de arquivo.

A coordenadora do serviço social da Secretaria de Saúde de Poá, Raquel Franco Rodrigues, destacou a importância da construção de uma unidade do Caps para a cidade. "É um equipamento que amplia a atenção oferecida às pessoas acometidas de transtornos mentais leves, moderados, graves e dependentes de álcool e outras drogas", comentou. "Isso gera uma melhor qualidade no atendimento, a ampliação do projeto terapêutico singular e garante também as diretrizes instituídas pelo Ministério da Saúde em relação à atenção a ser dada para estas pessoas", concluiu.


Caps
Os Centros de Atenção Psicossocial foram criados pelo governo federal em 1992 com a finalidade de substituir os hospitais psiquiátricos - antigos hospícios.
Fonte: Diário do Alto Tietê - 05/07/2012

Caio Bezerra
Da Redação

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV