Parques municipais de Mogi fazem campanha contra o uso de cerol em linhas de pipas
MOGI
>> Os parques Centenário e Leon Feffer estão iniciando uma campanha de combate o uso de cerol nas pipas. Nesta época do ano, em que cresce o número de crianças e jovens nos espaços de lazer, dadas as férias escolares, também há um aumento nos casos de apreensões de pipas com a substância que é comprovadamente perigosa. Uma vez em contato com a pele, o cerol pode provocar ferimentos profundos e potencialmente letais, especialmente quando atinge a região do pescoço.A iniciativa, já realizada no ano passado, leva o título “Cerol Não é Brincadeira” e segue a lei municipal 4.751, de 7 de abril de 1998, que dispões sobre a proibição do uso e da comercialização do cerol no município. Os responsáveis por crianças e adolescentes que forem flagrados utilizando cerol estão sujeitos à penalização no valor de R$ 112,40. Já quem for pego comercializando ou fabricando a substância pode ser multado em R$ 449,60.
O objetivo da campanha, como explica a gestora dos parques, Lucila Manzatti, não é proibir a soltura de pipas, e sim incentivar que a atividade seja realizada, porém de maneira saudável e segura. “A Guarda Municipal tem agido fortemente nos parques e infelizmente temos tido muitos casos de apreensão de linhas com cerol. Não podemos permitir esse tipo de situação nos parques, onde há pessoas caminhando, andando de bicicleta. E o mais grave é que vemos pais e responsáveis, que são permissivos e deixam que os filhos usem o cerol”, explica.
Em casos de flagrante, o Departamento de Fiscalização, da Secretaria Municipal de Segurança será acionado imediatamente, para que possa aplicar as devidas penalizações aos infratores.
O cerol é uma mistura de cola com caco de vidro moído que é aplicada em linhas de pipas, com o objetivo de cortar as linhas de outras pipas. Praticamente invisível ao olho nu, o material tem um alto poder de corte, e torna-se, assim, um grande risco para transeuntes, ciclistas e motociclistas. Além disso, há sempre a possibilidade do cerol se enrolar na fiação elétrica e provocar a interrupção no fornecimento de energia. (LMS)
Fonte: Secom Mogi - 06/07/2012