Grupo de trabalho do Condemat finaliza termo para plano regional
Alto Tietê:
O grupo de trabalho de resíduos sólidos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) deu o pontapé inicial para um Plano Regional de Resíduos Sólidos do Alto Tietê. Está em fase final a elaboração das diretrizes através do Termo de Referência. O documento prevê desde a contratação de uma empresa especializada para a preparação do plano até os recursos necessários.A próxima reunião do grupo, composto de pessoal técnico do consórcio, será dia 15 do próximo mês. "Teremos a conclusão da parte técnica do termo, com previsão da empresa que fará o plano até a verba necessária. Depois disto, é o Condemat que decidirá os próximos passos e estabelecerá um cronograma", explicou o gestor de projetos do órgão, Antônio Tadachi.
TERMO DE REFERÊNCIA Segundo ele, o Termo de Referência dará o norte para o plano. "A contratação da empresa é só um dos parâmetros. Está tudo previsto, como a coleta, o tratamento dos resíduos. O grupo se reúne há mais de um ano, mas ainda não dá para detalhar muito", avisou. Porém, ele garante que a equipe está finalizando o estudo para formalizar o projeto.
"O plano é uma exigência prevista em legislação nacional já vigente. Os municípios têm até agosto para atender esta lei. Isto será uma inovação no âmbito regional", adiantou. A proposta visa desde a redução do lixo até o descarte final dos resíduos sólidos. "Estamos falando de vários tipos de resíduos, como o lixo domiciliar, hospitalar, industrial, a reciclagem reversa", enumera.
ÚLTIMA A formalização deste plano regional tem por objetivo a implantação e manutenção de um sistema de gestão integrada dos resíduos sólidos, tendo como enfoque o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente, reduzindo custos e ampliando o acesso aos serviços.
Após a reunião do dia 15 e a finalização do termo, o documento será entregue ao Condemat, que será o órgão gestor responsável em esquematizar a cooperação técnica e financeira dos municípios envolvidos. A mais recente reunião do grupo aconteceu na semana passada, em Suzano, prevendo o andamento do termo.
Fonte: Diário de Suzano ed.: 9271 - 03 de agosto de 2012