População do Alto Tietê é a 5ª mais multada em todo Estado

LEI ANTIFUMO: 

Resolução completa três anos e região tem 106 multas, atrás da Capital, Baixada Santista, Campinas e Bauru

O Alto Tietê é a quinta região do Estado de São Paulo com o maior número de multas aplicadas por descumprimento à Lei Antifumo. A região já aplicou 106 multas, ficando atrás apenas da Capital, Baixada Santista, Campinas e Bauru. Além disso, dois estabelecimentos foram fechados em Mogi das Cruzes. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde em comemoração aos três anos de aplicação da lei, completados ontem.


Antifumo: Após a aprovação da lei no Estado, Mogi foi a primeira 
cidade que fechou um estabelecimento, em 2009 
(Foto: Amilson Ribeiro)

Os dois estabelecimentos fechados em Mogi ficaram 48 horas sem abrir, um deles em novembro de 2009, sendo o primeiro local que foi fechado em todo o Estado. O outro foi este ano.


O levantamento aponta que os bares, restaurantes e lanchonetes paulistas respondem por 59% das multas aplicadas por descumprimento à Lei Antifumo no Estado. A legislação completou três anos ontem com 99,7% de adesão entre os estabelecimentos vistoriados.

Desde agosto de 2009 os agentes da Vigilância Sanitária Estadual, vigilâncias municipais e Procon-SP realizaram 726 mil inspeções e aplicaram 1.885 multas (média de 1,7 por dia), 88% das quais foram por presença de pessoas fumando no interior dos estabelecimentos e as demais por ausência da placa indicativa da lei.

O objetivo da legislação paulista é combater o tabagismo passivo, terceira maior causa de mortes evitáveis segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). É uma medida de prevenção e promoção da saúde pública, e que inspirou leis semelhantes em outros Estados e municípios, além da aprovação de uma lei nacional.

A capital paulista lidera o ranking com o maior número absoluto de estabelecimentos multados em todo Estado de São Paulo, com 570 autuações ao longo de três anos. Em seguida está a região da Baixada Santista, com 281 autuações, e em terceiro lugar vem a região de Campinas, com 153 registros. A região de Bauru tem 109.

O valor da multa por descumprimento à Lei Antifumo é a partir de R$ 922 na 1ª infração, dobrando em caso de reincidência. Na terceira vez, o estabelecimento é interditado por 48 horas, e na quarta o fechamento é por 30 dias. A legislação determina que os ambientes fechados de uso coletivo estejam 100% livres do tabaco.

Jamile Santana
Da Redação

 Fonte: Diário do Alto Tietê - 08/08/2012

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV