Programa Rede Cegonha será implantado em Poá

AINDA ESTE MÊS:

Poá implantará a partir desse mês o programa criado pelo Ministério da Saúde, Rede Cegonha, que assegura às gestantes o direito ao pré-natal, à atenção humanizada à gravidez, parto e puerpério. O programa tem como principais objetivos proporcionar um novo modelo de atenção ao parto, nascimento, saúde do recém nascido, e reduzir o número de mortes maternas e infantis, dando maior foco na importância das gestantes realizarem os exames pré-natais. O Ministério da Saúde se compromete a financiar os exames pré-natais, fornecimento de kits para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também para as gestantes, entre outras ações.


UBS: Todas unidades de saúde receberão o programa / Foto: Daniel Carvalho

A Secretaria de Saúde de Poá informou que este tipo de trabalho já é realizado nas UBSs da cidade, uma vez que as equipes médicas reforçam com as futuras mães a importância do pré-natal e dos cuidados que elas devem ter com os seus filhos. Com a implantação do programa, os atendimentos serão ampliados e terão maior eficiência. Ainda de acordo com a pasta, no momento está sendo instituído o grupo condutor que ficará responsável pela Rede Cegonha, que vai organizar e colocar em prática o que preconiza o Ministério da Saúde.

Entre os componentes do programa Rede Cegonha estão à ampliação, acolhimento e melhoria da qualidade do pré-natal, transporte tanto durante pré-natal quanto para o parto, vinculação da gestante à unidade, realização de parto e nascimento seguros, através de boas práticas de atenção, acompanhante no parto, de livre escolha da gestante, atenção à saúde da criança de 0 a 24 meses com qualidade e acesso ao planejamento reprodutivo.

Caio Bezerra
Da Redação 


Fonte: Diário do Alto Tietê
03/08/2012

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV