Região contabiliza 16 mil ligações clandestinas
Região:
O Alto Tietê é responsável por 98% das ligações clandestinas da EDP Bandeirante, distribuidora de energia elétrica. As demais irregularidades situam-se no Vale do Paraíba, perfazendo um total de mais de 16 mil "gatos", como são conhecidas. A expectativa é legalizar 15 mil ligações este ano nestas áreas. Além de ser crime, o roubo de energia traz grande risco à população."Do total de 16.884 ligações irregulares, 98% estão situadas no Alto Tietê (16.546). Se incluirmos o Litoral Norte, onde nossa atuação é em Caraguatatuba e São Sebastião, este índice cresce em mais 6.600 ligações clandestinas", especifica a gestora executiva da EDP, Solange Gonçalves. O local com maior volume é Guarulhos, que pela concessão da empresa está incluso nesta região. A cidade tem 11 mil "gatos" no total de 347.532 concessões, o que implica em 3,17%. Logo em seguida vem Itaquaquecetuba com 4,5 mil "gatos". O que significa 6,11% no universo de 73.599 concessões. O terceiro lugar fica para Mogi das Cruzes com 122.675 ligações, destas 623 são irregulares, o equivalente a 0,51%. Suzano tem 76.810 ligações no total, com 0,32% clandestinas, o que significa 245 ligações.
"O volume de ligações clandestinas ocorre em bairros com complexidade social e sem controle e fiscalização destas irregularidades por parte do Poder Público", explica, referindo-se aos assentamentos desordenados. A distribuidora promove seu controle nas novas residências através de denúncias ou de equipes de campo e viaturas. "A primeira abordagem é visando à cidadania", adianta.
O que significa a regularização da situação por meio do Programa Boa Energia na Comunidade. "O cidadão tem apenas que dizer que deseja ser incluído no programa, sem burocracia, perda de tempo ou de recursos. Buscamos a inclusão social", resumiu. O usuário pode ainda utilizar a tarifa social, que vem com desconto sobre o índice normal, além da doação de lâmpadas, participação em oficinas e ensinamentos para uso racional da energia.
"A expectativa é este ano regularizar 15 mil ligações e para 2013 chegar a 12 mil. Depois disto é fazer a manutenção deste trabalho", acrescentou.
Segundo ela, entre 2007 e 2011 na região de concessão da EDP Bandeirante foram regularizadas 48 mil residências e pequenos comércios.
PROGRAMA No programa são atendidas aproximadamente 45 mil famílias, das quais 15 mil são de ligações irregulares e 30 mil são de unidades consumidoras já regularizadas e que são beneficiadas com a doação de equipamentos que promovem a eficiência energética. Porém, alerta que os números das irregularidades são crescentes.
Além do risco de morte aos infratores e a vizinhança, o roubo de energia é um crime previsto no Código Penal que estabelece a reclusão de um a quatro anos e mais o pagamento de multa.
Outras informações pela Central de Atendimento ao Cliente, por meio do 0800 721 0123, ou pelo site www.edpbandeirante.com.br.
Fonte: Diário de Suzano ed.: 9287 - 22 de agosto de 2012