Orçamento disponibiliza R$ 44 mi para construção de viadutos em Mogi

Região: 

Mogi das Cruzes tem R$ 44,744 milhões liberados pelo governo federal para a construção do viaduto sobre a linha férrea. A obra permitirá que o Expresso Leste tenha como “ponto final” a Estação Estudantes e não a Estação Suzano como está previsto para acontecer a partir de 2014.
O dinheiro é liberado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) e pode ser consultado por meio do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (Siop). O sistema foi liberado pelo Ministério do Planejamento para atender a Lei de Acesso à Informação. Apesar de a liberação estar na peça orçamentária deste ano, as obras do viaduto devem começar somente em 2013.
Segundo a previsão do sistema, o projeto deve ser finalizado em maio de 2014. O objetivo é eliminar os graves problemas urbanos decorrentes do tráfego de composições ferroviárias no seu interior, diminuindo a influência da ferrovia na malha viária urbana, reduzindo congestionamentos, e interrupções no fluxo de veículos.
Ainda, proporcionará melhoras à operação ferroviária, cujas interrupções decorrentes da exposição da ferrovia ao tráfego urbano são frequentes.
Na descrição da obras consta desde serviços de terraplenagem até desapropriações e compensações.

ATRASO O atraso fez com que uma reunião entre o departamento e a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara Federal acontecesse em junho de 2012. Na ocasião, o diretor de Obras Ferroviárias do Dnit, Marcelo Chagas, disse que "caso não ocorra nenhum impasse as obras podem começar no início de 2013".

DIVULGAÇÃO A nova ferramenta - Siop - está disponível para consulta pública. Ela deve ajudar os gestores públicos pois, o arquivo permite pesquisa e análises dos dados.
A consulta do orçamento federal 2012 pode ser feita pelo endereço eletrônico. O cidadão também vai encontrar no site o manual de referência e a carta de serviço do Orçamento.

Fonte: Diário de Suzano ed.: 9306 - 13 de setembro de 2012

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV