Região tem 643,5 mil solteiros

Censo: 

Segundo IBGE, perfil predominante é de solteiro, que mora com família de três pessoas e divide o dormitório

Solteiro, residente em casa com uma família de três pessoas e dividindo o dormitório com mais alguém. Esse é o perfil predominante da população do Alto Tietê, de acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado ontem e que traz essa amostragem de todos os municípios do País.

Sem compromisso: Número de solteiros representa 52% dos
 habitantes maiores de 10 anos/ Foto: Divulgação
Segundo o levantamento, existem hoje na região 124,6 mil famílias formadas por apenas três pessoas, ao passo que 52,8% dos moradores do Alto Tietê, acima de dez anos, são solteiros, o que representa 643,5 mil pessoas nessas condições. Já a quantidade de dormitórios com duas pessoas somam 193,4 mil.
Os números que dão conta sobre a quantidade de famílias não existem de forma proporcional, somente em números absolutos. Utilizando essa variável, Mogi das Cruzes é a cidade da região que possui a maior quantidade de lares compostos por três membros, 33,7 mil, enquanto Salesópolis é o município onde a concentração de famílias desse tipo é encontrada em menor quantidade: 1,33 mil.

Suzano e Itaquaquecetuba são as cidades que vêm logo atrás neste quesito. As famílias suzanenses formadas por três indivíduos somam 22,6 mil, enquanto em Itaquá a quantidade de casas que abrigam até três pessoas são 27,1 mil.

Em números de solteiros, a situação entre as maiores cidades sofre alteração maior. Itaquá vai à frente nesse indicador, com 57,3% dos habitantes declarando viver sem um companheiro, o que resulta em 152,4 mil indivíduos.

Mogi aparece desta vez como a cidade que possui a menor quantidade de pessoas solteiras, empatada com Guararema: 50,2%. No entanto quando os números frios são apresentados, a diferença é muito grande: 165,6 mil contra 11,1 mil, respectivamente.

Suzano está dentro da média regional, com 52,8% das pessoas solteiras. Nesta cidade são contabilizados 116,9 mil indivíduos nestas condições, praticamente o mesmo percentual de Biritiba Mirim (52,3%), embora foram registradas pelo IBGE 12,6 mil pessoas solteiras em números absolutos.

Nesse indicador, atrás apenas de Itaquá, está Ferraz de Vasconcelos, com um percentual de 54,3%, totalizando 76,7 mil pessoas sem laços matrimoniais ou relação estável.


Dormitório
A maioria das pessoas da região informou dividir o local de dormir com mais alguém, o que resultou em 193,4 mil dormitórios nestas condições.

Em Poá, esse indicador se mostra mais evidente, com 39,2 mil dormitórios recebendo duas pessoas, o que resulta em 48% de todas as residências na cidade. Em Itaquá, esse índice é o menor: apenas 43,8% das casas recebendo até duas pessoas por dormitório.

Nesse indicador, Suzano aparece mais uma vez empatado com Biritiba. Os dois municípios estão com 47,5% das residências tendo dois ocupantes por dormitório, embora em Suzano a quantidade de quartos seja maior: 35,5 mil, ao passo que Biritiba possui 3,98 mil. (Fábio Miranda)

Fonte: Diário do Alto Tietê - 18/10/2012

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV