Testinha é o primeiro prefeito reeleito da história de Poá

Com 77% dos votos: 

Pedetista alcançou a marca de 47.695 votos, uma diferença de quase 40 mil para o 2º colocado na eleição

Pela primeira vez na história de Poá, um prefeito consegue se reeleger e com a votação mais expressiva dos últimos tempos. O homem que quebrou essa escrita é Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, que obteve 77,25% dos votos válidos, segundo dados totalizados da eleição municipal de 2012. O pedetista alcançou a marca de 47.695 votos, uma diferença de quase 40 mil votos do segundo colocado, o médico Ali Sami El Kadri (PT), o Dr. Ali.

Comemoração: Testinha festejou a vitória ao lado da esposa e do
vice-prefeito da cidade / Foto: Daniel Carvalho
Essa grande disparidade pode ser explicada com o fato do outro candidato, Azuir Marcolino Cavalcante (PTB), que vinha sendo indicado nas pesquisas de intenção de voto como o segundo mais citado pelos eleitores, teve os seus votos considerados nulos, isso porque ele e o candidato a vice, Fernando Rodriguez Molina Júnior (PR), o Júnior da Locadora, aguardam o julgamento sobre o registro de sua candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma vez que os dois foram enquadrados na Lei da Ficha Limpa, aprovada no ano passado.

Logo após a divulgação do resultado final, o pedetista saiu de sua residência para uma carreata nas ruas do centro e se concentrou em frente à Praça Santo Antônio, de onde cumprimentou o público. "Já percebíamos nas ruas que teríamos uma votação esmagadora e confirmamos isso. A equipe trabalhou muito bem e foi isso que trouxe nossa vitória".
A apuração dos votos poaenses nesse pleito foi mais rápida do que em 2008. Eram 19h50 quando os eleitores da cidade já sabiam que Testinha havia sido reeleito, bem diferente de quatro anos atrás, quando as urnas de Poá foram uma das últimas da região a serem totalizadas, por dificuldades na transmissão dos dados para o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Naquele ano, a apuração encerrou por volta das 22 horas.

As primeiras urnas chegaram a 219ª Zona Eleitoral, por volta das 17h15 de ontem. No local, não havia a publicação dos resultados parciais, nem um telão para que as pessoas autorizadas a ficar dentro do cartório eleitoral e a população do lado de fora da repartição pudessem acompanhar. Pela internet, no entanto, era mais fácil ver a totalização das urnas eletrônicas.

A primeira parcial impressa aos delegados de partidos e coligações foi divulgada somente as 19h30, quando já haviam totalizadas 90% das urnas. Nela, Testinha matematicamente já estava reeleito com 77% dos votos válidos. Votos brancos somaram 4,55%; nulos, 13,30%; e não compareceram 15,32%. (Delcimar Ferreira)

Fonte: Diário do Alto Tietê - 08/10/2012

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV