Testinha realiza mudanças na direção da Defesa Civil de Poá
Presidência do departamento deverá ficar com o novo secretário interino de Segurança Urbana, Wilson Moreira
A Defesa Civil de Poá passará por uma reformulação a partir do começo do ano que vem. De acordo com as informações do decreto do prefeito Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) será dirigida pelo novo secretário de Segurança Urbana. A princípio, a presidência do departamento deverá ficar com o novo secretário interino, Wilson Moreira.
Comdec terá autonomia de pedir ajuda a órgãos e solicitar
´estado de calamidade´ / Foto: Daniel Carvalho
O Comdec tem como obrigação fazer o monitoramento de enchentes e encostas dentro da área territorial do município. De acordo com a direção da Defesa Civil, Poá tem 23 áreas de risco, sendo 18 com perigo de deslizamento, e uma delas localizada no Jardim São José. As outras cinco são áreas com risco de alagamento, sendo que a principal fica na área central.
Em situação de necessidade, o presidente do Comdec terá autonomia de pedir ajuda aos órgãos competentes. Em caso de grandes desastres, o "estado de calamidade" poderá ser acionado por ele junto ao prefeito Testinha. "A Defesa Civil trabalha em conjunto com outras secretarias. Quando algum local oferece risco de desabar, por exemplo, e os moradores precisam deixar suas casas, nós pedimos ajuda à Secretaria de Promoção Social", explicou o diretor do departamento de Defesa Civil, Fernando Caldeira.
De acordo com ele, atualmente, cinco agentes trabalham na Defesa Civil do município, e os trabalhos para evitar riscos de enchentes e o mapeamento de áreas com risco de deslizamento são feitos constantemente, sendo que a limpeza dos bueiros da cidade já foram feitas.
Semana
Em outubro foi instituída a Semana Nacional para Redução de Desastres. No período, marcado para a segunda semana do mês, serão feitos trabalhos de conscientização, entre eles a distribuição de panfletos informativos. Apesar da oficialização da data, trabalhos deste tipo são feitos constantemente na cidade.
Por Caio Bezerra
DECRETO
Fonte: Diário do Alto Tietê - 13/12/2012