Cejusc de Itaquá tem expectativa de atender 40 pessoas por dia

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Itaquaquecetuba, diz que a expectativa é de que em breve atenda 40 pessoas por dia. "Temos estrutura para isso", afirma um dos responsáveis pela unidade, Alexandre Moreira dos Santos.
A unidade foi inaugurada há menos de dois meses e segundo Alexandre, já tem desafogado o setor judiciário. "Os conflitos são solucionados de modo pré-processual e isso possibilita maior rapidez", salienta. A unidade funcionou do dia 3 de dezembro até dia 20, retomando os trabalhos no dia 7 de janeiro.
Nesses oito dias, o Cejusc já atendeu 12 pessoas por dia, totalizando 96 pessoas até a semana passada. Também foram 50 reclamações, uma média de seis reclamações por dia.
De acordo com Alexandre Moreira dos Santos, os casos mais frequentes são contra a Bandeirantes Energia, seguida de reclamações contra a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), casos de colisões e ações de cobrança. Em relação a Bandeirantes, ele explica que em Itaquá há muitas incidências de fraudes em relógios, o que resulta a demanda.

SERVIÇO O Cejusc tem por objetivo realizar sessões de conciliação e mediação para a solução de conflitos diversos, tais como: pensão alimentícia, guarda de filhos, partilhas de bens, divórcios, problemas de consumidor, entre outros. As audiências são agendadas para acontecer em até 30 dias, contados a partir da triagem dos casos, sendo que a unidade tem capacidade para realizar cerca de 40 audiências por dia. A duração média de cada julgamento é de 30 minutos.

PARCERIA No dia 26 de fevereiro o Cejusc promoverá uma reunião com 545 mutuários do Conjunto Habitacional de Desenvolvimento Urbano (CDHU).
Será feita uma triagem na qual os selecionados contarão com os serviços do Centro para regularizar contratos e realizar outros procedimentos necessários.

Fonte: Diário de Suzano ed.: 9418 - 23 de janeiro de 2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV