Creches podem fechar mais cedo em Itaquá

Com pouca merenda, Secretaria de Educação vai fazer um remanejamento de alimentos e pedir às famílias que fiquem mais tempo com as crianças

Em apenas um mês, a secretária de Educação de Itaquaquecetuba, Maria do Carmo Fernandes da Costa Filha, tem um grande desafio pela frente: colocar as creches comunitárias para funcionar no próximo dia 21.
O atendimento das unidades, inclusive municipais, que iniciam suas atividades no dia 2 de fevereiro, será comprometido por causa da pouca quantidade de merenda disponível. Algumas creches poderão até encerrar o expediente diário uma hora mais cedo em função da falta de alimentos.

"Consultando o prefeito (Mamoru Nakashima - PTN), ele falou para não fecharmos as portas, que devemos atender a população nem que seja parcialmente. Então, nós partimos com um plano emergencial mesmo", explicou a secretária. Segundo ela, seria feito um remanejamento dos alimentos.
"Procuramos as escolas onde as aulas se iniciam em fevereiro e verificamos quais tinham alimentos disponíveis e pedimos que remanejassem os produtos para a Secretaria de Educação. Nossos supervisores farão o cadastro e distribuirão essa merenda para as creches mais necessitadas", explicou.


Horário
A preocupação com a falta de alimentos fez a secretaria tomar outra medida: pedir às famílias que fiquem com as crianças o máximo de tempo possível.
"Nós estamos pedindo para que as mães que podem ficar com os filhos que o faça, porque assim abrimos espaço para quem precisa efetivamente da creche. Também reduzimos o horário do funcionamento. Cada unidade teve autonomia de alterar o tempo de atendimento, mas a média é redução de uma hora", contou a secretária.

Maria do Carmo explicou ainda que um contrato emergencial foi firmado com a distribuidora de alimentos por três meses. Uma licitação está sendo planejada para que uma empresa preste o serviço posteriormente.
A secretária de Educação informou ainda que as escolas de ensino fundamental também deverão passar pelo mesmo processo de readequação de merenda.

Por Fábio Miranda

Todas as creches municipais de Itaquaquecetuba podem 
ser afetadas pela falta de merenda / Foto: Jorge Moraes

REGIÃO
Fonte: Mogi News - 18/01/2013


Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV