Chuva forte na região causa queda de árvores e remoção de famílias

A chuva forte dos últimos meses tem resultado em problemas na região do Alto Tietê. Na última quinta-feira não foi diferente. Seis árvores caíram em quatro bairros diferentes de Poá. Já em Itaquaquecetuba, uma família precisou ser retirada da sua casa. Em Ferraz de Vasconcelos, uma família também foi retirada em janeiro, além de um homem ter sido morto após cair em um córrego (veja mais em Polícia). De acordo com o coordenador geral da Defesa Civil de Itaquá, José Carlos Simões Coutinho, uma das medidas para sanar problemas como este é o Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec). O projeto está sendo estudado.
Sobre o número de árvores que caíram em Poá, foram uma na Avenida Brasil, uma próxima à Praça de Eventos, uma próxima ao viaduto e três árvores na escola Batuíra. De acordo com o diretor da Defesa Civil, Fernando Caldeira Diogo, os locais já foram limpos e as árvores removidas. "A Defesa Civil, em conjunto com a Secretaria de Serviços Urbanos e de Meio Ambiente, Departamento de Trânsito e Bombeiros já fizeram a limpeza", explica o diretor.
Segundo o diretor, o monitoramento é intensificado neste período de chuvas nas 18 áreas de risco existentes, sendo que nos últimos dias não houve enchentes e nenhuma família precisou ser removida

ITAQUÁ E FERRAZ Já em Itaquá, na última quinta feira uma família foi retirada da sua residência no Bairro Pedreira por conta de enchente. "Foi apenas emergencial e os moradores foram para a casa de parentes", explica o coordenador geral. O município possui 22 áreas de risco, sendo que são monitoradas regularmente. Em Ferraz, que possui 56 áreas de risco, uma família também foi retirada da sua casa no mês de janeiro por estar em um local que corria riscos de deslizamento. A casa foi demolida. As áreas também são visitadas regularmente.

NUEDEC O coordenador da Defesa Civil de Itaquá informou que deseja implantar na cidade o Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec). O projeto é formado por um grupo comunitário e tem por objetivo organizar e preparar a comunidade local para agir diante de desastres.

Fonte: Diário de Suzano ed.: 9439 - 16 de fevereiro de 2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV