Alckmin pede rapidez em ações para saúde

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que vai pedir ao secretário estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri, que acelere as ações previstas para o setor na região, entre elas, a transferência de pacientes crônicos do Hospital Luzia de Pinho Melo para o Dr. Arnaldo Pezzutti e também a implantação do serviço de radioterapia no Luzia, para evitar o deslocamento de pacientes até a capital.

Durante a coletiva com os jornalistas, Alckmin evitou estimar prazos para quando as ações já anunciadas no início do ano devem, efetivamente, ocorrer. Sobre a transferência de pacientes crônicos do Luzia para o Dr. Arnaldo Pezzutti, o governador foi evasivo. "Isso vai ser feito, ampliamos os leitos para pacientes crônicos no Arnaldo Pezzutti, isso alivia os demais hospitais, principalmente o Luzia de Pinho Melo. Vou verificar com o Dr. Giovanni para acelerar essa transferência".

Em relação ao serviço de radioterapia no Luzia, Alckmin disse que Mogi vai integrar a Rede Paulista de Combate ao Câncer - Hebe Camargo, lançada no último dia 8, mas o tucano não quis revelar datas "Na região do Alto Tietê, a referência será o Luzia de Pinho Melo. A radioterapia o Dr. Giovanni vai anunciar todos os equipamentos e a data. Mas Mogi terá todos os serviços. Cirurgia, quimioterapia e radioterapia".

Estima-se que 1,1 mil pacientes, que antes eram atendidos pelo Centro Oncológico de Mogi, estão sem receber atendimento na região, o que implica em fazer o tratamento radioterápico em hospitais credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na capital. A interrupção no atendimento em Mogi ocorreu por causa do descredenciamento do Hospital do Câncer pelo Ministério da Saúde, que apontou supostas irregularidades financeiras e de gestão. (D.F.)

Fonte: Diário do Alto Tietê - 13/03/2013







Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV