Ferraz: Concha acústica deve ficar pronta em 60 dias
Destinado à apresentação de artistas de Ferraz de Vasconcelos e da região do Alto Tietê, novo espaço também vai abrigar demais eventos ligados à Cultura e ao entretenimento; semi-arena vai funcionar no centro da cidade, na praça dos Trabalhadores
As obras da concha acústica que está sendo construída na Praça dos Trabalhadores, na área central de Ferraz de Vasconcelos, devem ser concluídas em até 60 dias. A informação é do secretário municipal da Cultura e Turismo, Edson Pascotto Brito. O novo espaço será destinado à apresentação de artistas da cidade e da região do Alto Tietê e também vai abrigar demais eventos ligados à Cultura e ao entretenimentoDe acordo com Pascotto, a construção da concha acústica foi uma determinação do prefeito Acir Filló (PSDB), que sempre reivindicou a criação no município de espaços similares durante os dois mandatos que cumpriu como vereador em Ferraz. A vontade de trabalhar para que a cidade fosse contemplada com esse tipo de projeto ganhou ainda mais força por parte do chefe do Poder Executivo ferrazense com o resultado da operação “Balada Legal”, deflagrada em 4 de janeiro deste ano.
De 11 estabelecimentos noturnos visitados, nove foram fechados durante a ação coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana. A iniciativa visa coibir a abertura e a operação de endereços que não estejam em conformidade com a legislação vigente e que podem resultar em tragédias como a que ocorreu na madrugada de 27 de janeiro em Santa Maria. No município do Rio Grande do Sul, a boate Kiss pegou fogo. Mais de 240 jovens morreram.
“Quando assumiu a Prefeitura de Ferraz em janeiro deste ano, uma das primeiras providências que Filló recomendou na Cultura foi a construção da concha acústica na praça dos Trabalhadores. Esse projeto será de grande valia. Será um espaço cultural alternativo, que poderá ser utilizado como palco dos artistas da cidade, mas, principalmente, como ponto de encontro. Pensamos muito nos jovens. Eles terão, agora, uma estrutura segura para o entretenimento”, valida Pascotto.
Com investimentos na ordem dos R$ 140 mil, a concha acústica está sendo alicerçada com recursos próprios da Prefeitura de Ferraz. A semi-arena estará localizada no coração da cidade e deve ser finalizada em até 60 dias. Segundo Pascotto, assim que tiver pronto para uso, o espaço estará à disposição dos artistas locais a partir das 20 horas todas as sextas-feiras e após às 14 horas, aos sábados e domingos:
“Para utilizar o palco, os artistas deverão fazer um cadastro na Secretaria da Cultura e, depois, agendar uma data para a apresentação individual ou de bandas. Vamos fazer tudo de forma organizada e com segurança. Teremos duas frentes bem legais. Ao passo em que vamos conceder espaço para nossos talentos se apresentarem na cidade, vamos oferecer diversão para a população, sobretudo para o adolescente”, adianta Pascotto.
Para o prefeito de Ferraz, o projeto chega em boa hora:
“Com a operação ‘Balada Legal’, casas noturnas da cidade que não tinham licença para funcionar, nem itens de segurança, como extintor de incêndio, entrada e saída de ar e saídas de emergência, bem como alvará do Corpo de Bombeiros, foram interditadas pela municipalidade. Nossa intenção é fiscalizar e prevenir. Sei que, enquanto as casas noturnas interditadas não se adéquam, é preciso oferecer à comunidade um lugar para se divertir. Por isso, a concha será providencial”, observa o gestor tucano.
Fonte: Secom/ Ferraz - 18/03/2013
Foto: Jovino Souza