PMs salvam vida de bebê engasgada com leite: 'São os anjos da minha filha'

Criança estava roxa e foi reanimada com ajuda dos policiais na residência.
“Eles são os anjos da guarda da minha filha agora", disse a mãe da menina.


A menina Ana Clara de Oliveira Lara, de apenas seis dias, foi salva por policiais militares na manhã desta quarta-feira (13), em Piracicaba (SP), depois de engasgar com leite. A criança já estava ficando roxa quando os PMs chegaram à residência, no bairro Água Branca, e fizeram os primeiros socorros. O bebê foi salvo e a dupla virou o anjo da guarda da garota, diz a mãe.

Policiais militares salvam bebê de 6 dias que engasgou com 
leite em Piracicaba (Foto: Fernanda Zanetti/G1)

“Eles são os anjos da minha filha. Eles salvaram a vida dela. Ela só foi reanimada depois de receber os primeiros socorros deles. Quando ela voltou a respirar, foi um alívio. Um não podia acreditar de tanta felicidade”, relatou a mãe Ana Cláudia de Oliveira, de 37 anos, durante novo encontro com os policiais nesta manhã em um pronto-socorro da cidade.

PMs Felipe Rodrigues e Mateus Müller brincam
com a bebê Ana Clara (Foto: Fernanda Zanetti/G1)
Os policiais militares Felipe Rodrigues e Mateus Müller, da 4ª Companhia da PM, faziam ronda pela Avenida Luciano Guidotti quando receberam as informações do Comando de Operações da Polícia Militar (Copom). Eles receberam a solicitação da mãe, que estava desesperada. A mulher seguia as orientações do atendimento da PM por telefone, mas não estava conseguindo reanimar a própria filha.

“Quando chegamos a neném estava desacordada, nos braços de uma vizinha. Realizamos a Manobra de Heimlich (método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas) e, na sequência, a menina expeliu o leite e voltou a respirar”, disse o policial Rodrigues.

“Foi a primeira vez que eu participei de uma ocorrência como esta. Na hora, eu só pensei em salvar a vida da criança e, Graças a Deus, deu tudo certo. Depois levamos a bebê e a mãe para o Programa de Saúde da Família (PSF) do Jardim Oriente e a criança foi transferida pelo Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o pronto-socorro do Piracicamirim", contou o PM Rodrigues. A menina já passou por exames e passa bem.

Ana Claudia, que trabalha como diarista, contou que tem mais quatro filhos e que este foi o primeiro caso vivenciado por ela. “Na hora bateu o desespero, mas agora está tudo bem.”

Do G1 Piracicaba e Região - 13/03/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV