Prefeitura de Ferraz quer dar fim às construções em área ambiental
Até o meio-dia, 12 construções foram derrubadas pela força tarefa numa área de Mata Atlântica, localizada na região do Cambiri, próximo às divisas com a capital paulista, na Cidade Tiradentes, e com Suzano, no bairro de Sete Cruzes. Uma equipe de assistentes sociais acompanhou todo o trabalho, para o atendimento devido dos casos que necessitavam de uma atenção especial.
Segundo o prefeito Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, a operação tem como objetivo coibir a ação de estelionatários que vendem pequenos lotes de terra, medindo cerca de 5x25 de extensão (frente e fundos), em áreas de mananciais e ambientais, como é o caso da Vila Yolanda, localizada na região do Cambiri:
“Quem faz esse tipo de comercialização está cometendo o crime de estelionato, aproveitando-se de pessoas simples, que desconhecem a lei e que acabam sendo enganadas. São verdadeiras quadrilhas. Não vamos mais tolerar a destruição de nossas matas e a ocupação inadequada e perigosa em nossa cidade. Por esse motivo, iniciamos um trabalho que visa, também, esclarecer à população, que, antes de adquirir um terreno ou uma casa, deve se informar antes sobre a real situação do imóvel”, alerta o gestor tucano.
De acordo com o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Ferraz, o policial civil e bacharel em Direito Carlos César Alves, que comandou a operação nesta terça-feira, a previsão era de derrubar ao menos 40 imóveis irregulares no Cambiri hoje. De qualquer maneira, a operação terá continuidade dentro dos próximos dias, sem aviso prévio sobre local e horário das fiscalizações:
“A determinação do prefeito Filló é de acabar com as ocupações ilegais em todo o município. Estamos em ação desde os primeiros dias de governo. A tolerância é zero, mesmo. A partir de agora, não será mais permitida a construção de nenhum imóvel em áreas de risco, ou que esteja fora da lei”, garante Alves.
A força tarefa é coordenada pela Secretaria Municipal da Segurança de Ferraz, que conta, ainda, com a infraestrutura das pastas de Serviços Urbanos, Obras, Habitação e Planejamento. Além de Filló, de Alves e do vice-prefeito de Ferraz, José Izidro Neto (PMDB), que também responde pela Secretaria da Habitação, participaram da ação nesta terça-feira, os secretários Franco Douglas Lima Dias (Serviços Urbanos) e Ronaldo Silva (adjunto de Obras), bem como o vereador Aurélio Costa de Oliveira (PPS), o Aurélio Alegrete.