Campanha contra a gripe deve atingir 18 mil pessoas em Ferraz
Dose será disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde, gratuitamente, a partir de segunda-feira (15 de abril), nas 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e por meio de postos volantes; ação deve chegar ao fim em 26 de abril
A 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe terá início no Brasil na próxima semana. Em Ferraz de Vasconcelos, a expectativa é que sejam vacinadas 18 mil pessoas. A dose será disponibilizada gratuitamente a partir de segunda-feira (15 de abril), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e por meio de postos volantes. Ação deve chegar ao fim em 26 de abril.A imunização contra a gripe tem como público-alvo gestantes, idosos com mais de 60 anos, indígenas, pessoas privadas de liberdade, mulheres que tenham dado a luz depois de 45 dias, crianças de 6 meses até 2 anos de idade, profissionais da área da saúde (enfermeiros, médicos, cirurgiões-dentistas, veterinários, protéticos, auxiliares de consultório etc), bem como doentes crônicos. Quem não se enquadra neste grupo deverá procurar pela dose gratuita apenas após o período da campanha.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, em Ferraz a expectativa é vacinar 18 mil pessoas contra o vírus influenza, responsável pela gripe. Nos 13 postos de saúde da cidade, a dose estará disponível entre 8 e 17 horas. O principal momento da campanha será em 20 de abril (sábado), data escolhida para representar o Dia de Mobilização Nacional em combate à doença.
Neste dia, a municipalidade também vai colocar nas ruas seis postos volantes. As equipes itinerantes vão aplicar a vacina, também das 8 às 17 horas, em regiões que não contam com UBSs. São elas: Jardim das Flores (Centro de Referência em Assistência Social - Cras), Jardim Vista Verde (em frente à Igreja Assembleia de Deus), Recanto dos Pássaros (rua Rouxinol, 1.737), Vila São Paulo (Escola Municipal de Ensino Infantil – Emei – “Antônio Schiavinati”), praça Afonso Carlos Fernandes (centro) e Centro Cultural (centro).
A meta do Ministério da Saúde é vacinar 31,3 milhões de brasileiros em 2013, o equivalente a 80% do público-alvo da campanha. O secretário municipal de Saúde, Juracy Ferreira da Silva, espera que a adesão contra a influenza seja maior em Ferraz:
“Vamos trabalhar para superar os 85% de comparecimento registrado durante a imunização que ocorreu no ano passado. Queremos ultrapassar esse número. Estamos batendo na tecla da prevenção. Quantas pessoas não são prejudicadas nos estudos ou no trabalho porque não conseguem sair de suas casas por conta da gripe? Fora os remédios que precisam ser administrados e todo o mal-estar causado pela doença”, observa o gestor.
Preocupado com a saúde pública e comprometido com todas as ações que residem à prevenção, o prefeito de Ferraz, Acir Filló (PSDB), diz que vai acompanhar de perto o trabalho que será empreendido pela Vigilância Epidemiológica do município entre 15 e 26 de abril:
“É importante que a população procure as UBSs para receber a vacina, que é de graça. Prevenir ainda é o melhor remédio e, neste caso, não gera nenhum ônus à população ferrazense que se encaixa no grupo para a qual, neste primeiro momento, a vacina será disponibilizada”, enfatiza o chefe do Poder Executivo ferrazense.
Fonte: Secom/ Ferraz - 11/04/2013
Fotos: Will de Oliveira