Esporte Adaptado está com inscrições abertas em Itaquá
Entre as modalidades esportivas adaptadas para deficientes estão: a bocha adaptada, atletismo adaptado, futebol para deficiente visual, voleibol sentado, futebol de cinco e futebol paraolímpico de 7 PC (para portadores de paralisias cerebrais).
Segundo o técnico de paraolimpíada escolar, Erasmo Ferreira da Trindade, no ginásio municipal Sumyoshi Nakaharada já estão sendo treinados 26 alunos das modalidades esportivas adaptadas. A maioria são estudantes com deficiência intelectual severa da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). “O esporte adaptado estimula o desenvolvimento pessoal e social da criança. Fortalece também a afetividade, na medida em que a criança pratica com outros colegas e é observada pelo público; favorece a habilidade perceptivo-motora e desenvolve a concentração e precisão.
Acima de tudo, a atividade nos ajuda a entender que todas as pessoas podem praticar esportes e beneficiar a coletividade. É o princípio da inserção social e o primeiro passo para a integração” explica Erasmo. O técnico aproveitou para comunicar que os atletas de futebol 7 PC participarão do Campeonato Paulista Paraolímpico no dia 20 de abril.
De acordo com o secretário de Esportes e Lazer, Ronaldo Fernandes Nava é a primeira vez que é desenvolvido um projeto de inclusão esportiva pela prefeitura de Itaquaquecetuba no município. “Nossa intenção desde o início é desenvolver atividades esportivas para pessoas de todas as idades inclusive para os deficientes físicos e intelectuais e proporcionar a toda a população acesso à atividade física oferecendo mais qualidade de vida para todos” conclui Nava.
Fonte: Prefeitura de Itaquá - 04/04/2013
Foto: Osvaldo Birke