“Esporte na Praça” reúne mais de 4 mil pessoas em Ferraz
Crianças a partir dos 3 anos, jovens, idosos e atletas amadores de Ferraz aproveitaram o domingo de sol para praticarem diversas modalidades esportivas e atividades físicas. As ações foram desenvolvidas entre 8 e 17 horas, gratuitamente, por meio de parceria entre a municipalidade e 20 academias de ginástica e espaços de lutas marciais da cidade. Professores de Educação Física da rede municipal também colaboraram com a realização do evento.
Segundo os organizadores, com a presença de mais de 4 mil pessoas, o projeto alcançou seu objetivo central, que é incentivar a prática de esporte e valorizar os profissionais da área que atuam no município. O secretário de Esporte de Ferraz, Antônio Marcos Atanázaio, foi um dos grandes anfitriões do “Esporte na Praça”, que também contou com a participação do prefeito Acir Filló (PSDB).
Aulas de axé, de sertanejo universitário e de remelexo (mistura de ritmos), prática de muay thai, de judô, de liang gong (ginástica chinesa), de aeroboxe e de jump foram algumas das atrações do projeto. O encontro também abarcou demonstração de skate boxe (skate de rua), de street ball (basquete de rua), de bicicross, de street soccer (futebol de rua), de patins e de slackline (esporte de equilíbrio praticado em cima de uma fita de nylon, estreita e flexível), além de partidas de tênis de mesa, de dama e de xadrez. Estas duas tiveram à frente o Clube Ferraz de Xadrez:
O público infantil também não foi esquecido. A criançada pôde se divertir com partidas de futebol de sabão, na cama elástica, no pula-pula, com o futebol digital (vídeo game) e no touro mecânico montados na praça dos Trabalhadores, que também abrigou estandes para avaliação física e massoterapia (massagem com as mãos).
Com o sucesso do evento, a Secretaria de Esporte de Ferraz já planeja uma segunda edição. A atividade deve acontecer no fim do próximo mês e já de forma descentralizada. De acordo com Atanázio, o “Esporte na Praça” deve ser realizado na Vila São Paulo ou na Vila Santa Margarida no dia 26 de maio:
“A primeira edição do projeto teve como palco o centro da cidade. Foi um dia especial para a atividade física em geral. A população aderiu em peso e se divertiu muito ao longo do dia. O ‘Esporte na Praça’ serviu, principalmente, para mostrar que é possível realizar um evento popular, para todas as idades, em promoção à atividade de lazer e à saúde. Agora, vamos levar a atividade até os bairros, almejando ainda mais adeptos”, adianta.
Filló aprova a descentralização e, principalmente, o fato de o “Esporte na Praça” incentivar a comunidade a incluir a atividade física no seu dia a dia:
“Mexer o corpo é fundamental. É fato que ser adepto de um exercício, de um esporte faz com que se viva mais, com qualidade de vida e disposição. Evita-se, por exemplo, o surgimento de doenças graves, como as que acometem o coração. Atingimos nosso objetivo e, a partir de então, vamos trabalhar para que as atividades sejam levadas para os bairros de Ferraz”.
Fonte: Secom/ Ferraz - 22/04/2013
Fotos: Miguel Leite