Feira Popular inicia atividades na Praça Cidade das Flores em Suzano


Já está instalada na Praça Cidades das Flores a Feira Popular da Agricultura Familiar. O espaço foi organizado pela Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar. A feira funciona das 16h às 21 horas, todas as quintas–feiras, e conta inicialmente com 16 barracas, mas a idéia da administração é aumentar esse número para 23.

A ação é voltada estritamente para agricultores familiares, porém, a administração ofereceu um espaço na feira para comercialização de produtos orgânicos e alimentícios, como salgados, refrigerantes, entre outros.

O prefeito Paulo Tokuzumi esteve presente na inauguração da feira: “Eu fiquei muito feliz de ver esse movimento já no primeiro dia. A feira deixa o lugar mais alegre e bonito, além de incentivar o comércio local e o próprio agricultor que tem essa oportunidade de comercializar o seu produto. A idéia é investir nesses espaços para acolher da melhor forma possível os moradores da cidade”.

Segundo o secretário de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, Oswaldo João de Souza Filho, os benefícios são o local e horário escolhido para instalação da feira. “O horário é flexível para as pessoas que não têm tempo de ir à feira durante o dia devido ao trabalho e o espaço surpreendeu a todos os produtores com um corredor extenso para a passagem e a distribuição das barracas bem organizadas. O suzanense pode vir visitar a nossa Feira Popular que ele vai encontrar variedades e qualidade”.

A prefeitura oferecer o espaço e todo o equipamento de trabalho para os agricultores. “Nós oferecemos toda a estrutura, o agricultor só precisa entrar com o produto dele. Esse benefício é oferecido pelo Programa Feira Popular da Agricultura Familiar do governo federal”, afirmou Oswaldo.

A Feira Popular da Agricultura Familiar é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para estimular a comercialização e o consumo de alimentos, promovendo a venda de produtos agrícolas.

As Feiras Populares beneficiam especialmente agricultores familiares, pois compõem uma importante estratégia de comercialização da produção (ou do seu excedente), possibilitando a geração de renda e evitando desperdício e prejuízo dos produtores. Possibilitam, ainda, que a população em geral tenha fácil acesso a alimentos de qualidade, além da possibilidade de troca de informações diretamente com quem produz.

Atualmente o evento já ocorre todas as sextas–feiras, no mesmo horário, na Praça Cruzeiro do Sul, no Jardim Imperador. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar: 4746-1580.
Fonte: Prefeitura de Suzano - 11/04/2013
Foto: Paulino Fernandes

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV