Lançamento da biblioteca móvel municipal de Itaquá


No dia 18 de abril, às 9h30, haverá na Escola Municipal Professora Helena Sgarb Marks, Rua Águas Formosas, 307 - Cidade Nova Louzada, o lançamento do Projeto Biblioteca nas Escolas que tem como objetivo desenvolver a leitura no ambiente escolar e para isso conta com um micro-ônibus itinerante e uma monitora, contadora de histórias. O prefeito municipal, Dr. Mamoru Nakashima, e a secretária de Educação, Maria do Carmo Fernandes da Costa Filha, participarão do evento.
A data de lançamento foi escolhida em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil e o Dia de Monteiro Lobato, data em que o escritor nasceu. José Bento Monteiro Lobato (1882-1948) foi um escritor brasileiro. O Sitio do Picapau Amarelo é uma de suas obras de maior destaque na literatura infantil. Ele é um dos primeiros autores de literatura infantil no Brasil e em toda América Latina. Metade de suas obras é formada de literatura infantil.
A biblioteca móvel municipal percorrerá todas as unidades escolares, neste primeiro semestre ela estará nas unidades de Educação Infantil, conforme cronograma elaborado pelo setor da Coordenadoria Educacional da Secretaria de Educação de Itaquaquecetuba. Segundo a secretária todas as unidades serão contempladas.
A biblioteca conta com um rico acervo de literatura infantil. A contadora de histórias a professora Maria de Lurdes Materno faz as crianças participarem de um ambiente intersubjetivo onde acontecem interações entre aluno-aluno e professor-aluno, um lugar mágico cheio de sonhos e fantasias. As atividades de intermediação da leitura tornam o currículo mais eficaz e orientado para um melhor desempenho individual e coletivo na formação do futuro cidadão.
Para a secretária de Educação, a leitura é imprescindível para o desenvolvimento dos alunos, de sua autonomia intelectual e também do processo de ensino-aprendizagem. “O fomento da leitura e viabilizá-la como forma de aprendizagem são os principais objetivos desta iniciativa. É gratificante ver o encantamento das crianças: a reflexão que a leitura proporciona e a troca de experiências durante as contações”, disse.

Fonte: Prefeitura de Itaquá - 17/04/2013
Foto: Divulgação PMI
 


Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV