Projeto Mosquitoeira começa ser desenvolvido em Poá

Mais uma ação para combater a dengue foi colocada em prática em Poá. Por meio de uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação, o projeto denominado de Mosquitoeira começou a ser inserido na grade curricular da rede municipal de ensino. Segundo informou o Departamento de Zoonoses, professores e diretores já passaram por capacitação para desenvolver esta atividade com os alunos.

Neste primeiro momento, nas oficinas de capacitação, os educadores aprenderam com os profissionais da Vigilância em Saúde a confeccionar a mosquitoeira, uma armadilha para o mosquito Aedes aegyptis. Toda a informação será repassada em sala de aula pelos professores, que ensinarão os alunos a fazer o objeto.

“A mosquitoeira é uma armadilha utilizada para enganar a fêmea do mosquito, que ao depositar seus ovos nela, aprisiona suas larvas, eliminando o mosquito adulto do ambiente”, explicou o responsável técnico do Departamento de Vigilância, Márcio Massaru Nakao.

O técnico também afirmou que esta ação propicia tornar os alunos como multiplicadores, sendo que desta forma, as orientações contra o mosquito podem atingir todos os segmentos da sociedade. Nakao, contou ainda que este é umas das inúmeras ações que são desenvolvidas com o propósito de combate a este problema da dengue.

Na cidade são feitas visitas domiciliares pelos agentes, com objetivo de orientar os munícipes sobre os cuidados necessários e também para procurar possíveis focos e eliminá-los. “É feito ainda ações de orientações, pois regularmente montamos estandes, em que é são distribuídos folhetos explicativos, além de monitoramos determinados locais que geralmente possuem estruturas que facilitam o surgimento de focos. Isso tudo para controlar e combater o mosquito da dengue”, disse o responsável técnico da Vigilância.

Alunos da rede municipal de ensino aprenderão a fazer a armadilha

Fonte: Secom/ Poá - 23/04/2013
Foto: Julien Pereira


Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV