Obras do Centro Cultural de Ferraz serão retomadas em dez dias
Em reunião realizada em 4 de março, representantes das duas partes estiveram reunidos no Centro Cultural para uma primeira análise. O espaço foi entregue no final do ano passado inacabado. Conforme laudo oficial emitido pelo Departamento Municipal de Obras, o prédio está em desacordo com o projeto inicial e não atende à legislação.
Há, ainda, a ausência de, no mínimo, cinco requisitos indispensáveis para o funcionamento adequado do equipamento público, que, hoje, não está credenciado para abrigar qualquer tipo de atividade cultural ou público. Apesar de ter sido inaugurado oficialmente no último dia útil de 2012, o local foi embargado em 4 de janeiro de 2013. A determinação partiu da atual gestão, por visar, sobretudo, a segurança dos ferrazenses.
De acordo com o secretário-adjunto de Planejamento, o engenheiro Silas Faria de Souza, após as primeiras conversações entre a municipalidade e a Fig, a construtora elaborou um relatório com o que faltou ser concluído no prédio. O documento, que depois foi afinado pela Prefeitura de Ferraz, também sinaliza o valor que ainda precisa ser pago à empresa referente à contratação do serviço:
“Para a finalização da obra, serão investidos R$ 869 mil. O prazo para que o projeto seja entregue é de 120 dias. Neste período, pretendemos terminar a Praça de Eventos e o Centro Cultural e, enfim, liberar o equipamento público para utilização”, observa Faria.
Segundo a planilha elaborada pelos engenheiros da administração municipal e pela empresa, ainda faltam concluir as obras do palco e dos vestiários, bem como a dos sanitários. As calhas têm vários pontos de vazamento, enquanto o espaço que vai comportar aproximadamente 800 pessoas sentadas foi entregue sem poltronas. Já o forro do teto, confeccionado em material inflamável, será reconstruído.
Outro ponto preocupante do Centro de Cultural é sua fiação, que está completamente exposta. Além disso, o espaço não conta com sistema de prevenção e combate a incêndio, nem com para-raios:
“No local, ainda existem dois tanques de combustíveis enterrados. Eles precisam ser retirados. Para isso, estamos aguardando autorização dos órgãos competentes”, explicou o secretário-adjunto de Planejamento, que participou do encontro com a Fig ao lado dos secretários municipais João Matias (Planejamento) e Antonio Carlos dos Santos Ferreira (Obras). Da Fig, estiveram presentes os engenheiros Sérgio Ortiz e Marcos Salviatti.
Para o prefeito de Ferraz, Acir Filló (PSDB), a retomada das obras do Centro Cultural significa um avanço para a cidade e respeito com o cidadão ferrazense:
“Não podíamos admitir que um projeto desse vulto e em condições precárias fosse entregue à população. Agora, com a devida conclusão das obras, o espaço será colocado à disposição dos moradores. Estamos resgatando o crédito moral e financeiro de Ferraz, respeitando o dinheiro público e trabalhando com total transparência. Em suma, estamos trabalhando para ter uma cidade mais humanizada”, finaliza o gestor tucano.
Fonte: Secom/ Ferraz - 23/04/2013
Fotos: Miguel Leite