Prefeito de Ferraz assina contrato para a construção do Corpo de Bombeiros nesta semana
Em reunião realizada em 21 de janeiro, entre o prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló (PSDB), e representantes do 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros Metropolitano de São Paulo, foi retomada a instalação da primeira unidade da corporação no município. Poucos dias depois, o chefe do Poder Executivo baixou uma portaria para nomear os membros do Conselho Diretor responsável pela gestão do Fundo Municipal de Construção do Corpo de Bombeiros.
A partir de então, a máquina ferrazense passou a trabalhar com celeridade no processo licitatório para a construção da sede da corporação. Aberta em 22 de fevereiro, a concorrência teve a adesão de quatro empresas: duas de São Paulo, uma de Pindamonhangaba e uma de Mogi das Cruzes. Única da região do Alto Tietê, a MCN – Construtora, Administração e Incorporação de Imóveis Eireli (ME) foi a que apresentou menor preço: R$ 1.608.578,66. O contrato entre a incorporadora e a prefeitura deve ser assinado nesta quarta-feira (10 de abril).
Para Filló, a instalação efetiva de um Corpo de Bombeiros na cidade chega em momento mais que providencial. Segundo o gestor tucano, é preocupante o fato de o município depender do serviço prestado pelo agrupamento de Suzano. O político tucano também lembra que, enquanto várias cidades do País não contam com seu próprio Corpo de Bombeiros, outras tantas têm suas brigadas, contudo, sem infraestrutura adequada, fazendo com que oficiais trabalhem em condições precárias:
“Assim, Ferraz saia à frente em benefício da população. Já passou da hora de tirarmos esse projeto do papel. No caso de uma ocorrência grave, de vida e morte, um munícipe ferrazense não pode ficar esperando os bombeiros chegarem de Suzano. É um caos, um absurdo. Agora, tudo vai mudar. Ofereceremos o espaço e vamos arcar com a manutenção”, completa o político.
Com o contrato assinado nesta semana, o início das obras da sede do Corpo de Bombeiros de Ferraz deve acontecer dentro das próximas semanas. A estimativa é que a edificação, que será construído em frente à praça dos Trabalhadores, no centro da cidade, fique pronto entre seis e oito meses. Sobre a infraestrutura operacional, Filló adianta que vai disponibilizar o efetivo, além de pessoal para a parte administrativa.
Assim, parte do grupamento será formada por bombeiros municipais. A seleção dos candidatos acontecerá dentro de alguns meses. Os que passarem pelo processo seletivo passarão por um curso na Escola de Formação dos Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A capacitação pode durar até três meses. Após formados, os novos oficiais vão integrar o agrupamento permanente do Corpo de Bombeiros de Ferraz.
O posto ferrazense será subordinado ao Grupamento de Incêndio de Mogi das Cruzes e, terá, inicialmente, três viaturas de atendimento - uma AB (Auto Bomba), uma UR (Unidade de Resgate) e um CM (Cavalo Mecânico), com capacidade de bombear 20 mil litros de água.
Entre quatro propostas, empresa de Mogi das Cruzes foi a
ganhadora da concorrência, aberta em 22 de fevereiro;
expectativa é que obras durem de seis a oito meses
Fonte: Secom/ Ferraz - 08/04/2013
Fotos: Will de Oliveira