Cetesb emite licença para Poá iniciar as obras do piscinão
Prefeitura já realiza a adequação do terreno e enviará o alvará para a Caixa ceder a 1ª parcela da verba federal
A tão esperada Licença de Instalação que a Prefeitura de Poá estava esperando receber da Companhia de Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para a construção do piscinão na Vila Romana, próximo à divisa com Ferraz de Vasconcelos, foi emitida pelo órgão estadual na semana passada. De posse do documento, a administração municipal já começou o processo para adequar o terreno para o início das obras do reservatório e enviará o alvará para a Caixa Econômica Federal (CEF), que liberará a primeira parcela oriunda de recursos federais. "A licença já está sendo encaminhada para a Caixa para liberar a 1ª parcela da verba", explicou a Secretaria de Obras. O setor também explica que por ser uma obra realizada com recursos da União, o banco estatal precisa da licença para liberar o dinheiro, que não teve o valor divulgado.Com capacidade para reter até 248 milhões de litros, o reservatório deverá ter as obras iniciadas logo após a liberação da primeira parte do montante. De acordo com o secretário de Obras, Genésio Severino da Silva, as obras começarão assim que a Caixa liberar o recurso, o que não deve demorar.
Por fim, a pasta revela que assim que a construção começar, o prazo para o término do piscinão é de dois anos. Obras de canalização também estão sendo realizadas para o combate às enchentes no centro comercial da cidade.
Obra
Orçada em R$ 56 milhões, a obra já possui até uma empresa para construir o reservatório. Por meio de uma concorrência pública, a empresa MWE foi a vencedora do edital para colocar o piscinão "em pé".
A empreiteira aguardava há 16 meses a licença para começar os trabalhos, e agora a administração municipal espera somente o repasse da 1ª parcela da CEF para autorizar a empresa a começar a obra. A instalação de um reservatório foi informada há quatro anos pela prefeitura e será levantado às margens do córrego Itaim.
Fábio Miranda
Da Redação
Após o aval da Cetesb, piscinão será construído na Vila Romana,
próximo à divisa com Ferraz de Vasconcelos / Foto: Erick Paiatto
Fonte: Diário do Alto Tietê - 10/04/2013