Problema na CPTM paralisa trens e fecha 12 estações no Alto Tietê


Um problema técnico ocorrido no Centro de Controle de Operações (CCO) da Estação Bras interrompeu a circulação de trens e fechou 12 estações na região. A paralisação aconteceu às 13 horas. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) não disponibilizou, imediatamente, ônibus da Operação Paese para os passageiros que pretendiam utilizar os trens. A circulação foi normalizada nas linhas da região por volta das 18 horas.
Apesar de a assessoria de imprensa da CPTM não confirmar, funcionários da empresa informaram os passageiros que o problema ocorrido foi um princípio de incêndio - por conta de um curto circuito - no CCO. A única informação dada pela assessoria era de que a "ocorrência técnica era de natureza que envolvia o Corpo de Bombeiros".
Até mesmo os funcionários da companhia não tinham muitas informações quando as estações foram fechadas. Na Estação Estudantes, em Mogi, os passageiros que já aguardavam dentro do trem quando receberam o aviso, por meio do alto falante, que a estação estava sendo fechada e que os trens não circulariam.
Na Estação Guaianazes, a situação não foi diferente. Os funcionários pediram para os passageiros mudarem da plataforma um para a quatro diversas vezes antes de anunciarem que os trens não circulariam mais.
Os passageiros que não sabiam do ocorrido ficaram indignados com o problema. Na Estação de Calmon Vianna, usuários ameaçaram “quebrar” a unidade.
A CPTM informou que por conta do problema ter ocorrido no CCO, que organiza a circulação de trens, foi preciso paralisar as linhas. "Estamos pedindo paciência aos usuários, mas por enquanto não estamos permitindo o embarque porque não há expectativa de quando o trem deve voltar a circular", explicou a assessoria da CPTM no início da tarde.
A Operação Paese, que oferece ônibus gratuito aos usuários entre os trechos interrompidos não foi acionado imediatamente. De acordo com a companhia, não havia unidades suficientes de ônibus para cobrir os 260 quilômetros de via férrea de passageiros.
Por volta das 15h30, a CPTM divulgou no site do governo do Estado uma nota afirmando que “o problema técnico ocorreu no sistema de nobreak da iluminação do prédio do CCO. Técnicos da companhia estão trabalhando desde então para solucionar o problema”, afirmou. Neste horário, a Operação Paese passou a ser disponibilizada em algumas estações.
Além das estações e das linhas de trem da região (11-Coral e 12-Safira), todas as outras linhas do Estado não estavam funcionando. Por volta das 15 horas, a Linha 10-Turquesa voltou a funcionar. E assim consequentemente as outras linhas foram voltando ao funcionamento. As linhas da região foram as últimas normalizadas.
A Linha 11 conta com nove estações e a Linha 12 com três estações.
Segundo dados publicados no Diário Oficial do Estado de sexta-feira, 594.612 passageiros utilizam a Linha 11 todos os dias e 216.815 passageiros usam a Linha 12.

Fonte: Diário de Suzano ed.: 9482 - 07 de abril de 2013


Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV