Xadrez poderá ser incluído na grade curricular das escolas de Ferraz
Em breve, o xadrez poderá fazer parte da grade curricular das escolas municipais de Ferraz de Vasconcelos. A ideia tem como base o sucesso do “Torneio Escolar de Xadrez”, realizado há poucos dias na cidade. O objetivo é democratizar a modalidade entre os estudantes da rede, fazendo com que, por meio da prática, eles possam exercitar a memória e a concentração e, consequentemente, melhorar a aprendizagem.
O anúncio sobre a inserção do xadrez nas escolas foi adiantado pelo secretário municipal da Juventude, Esporte e Lazer, o educador físico e empresário Marcos Antônio Atanázio, durante a abertura do “1º Torneio Escolar de Xadrez”. O evento, realizado no Centro de Integração e Cidadania (CIC), no Parque São Francisco, no último dia 6, reuniu cerca de 140 enxadristas, entre alunos da Escolinha de Xadrez mantida pela prefeitura, alunos de escolas municipais, estaduais e particulares da cidade, além de enxadristas da Liga Leste de Xadrez.
De acordo com Atanázio, a atividade serviu como uma espécie de “termômetro” para mensurar a adesão do xadrez entre os ferrazenses. O sucesso do torneio, que contou com a presença de autoridades locais e do presidente da Liga Leste de Xadrez, o professor Bruno Barca, fez com que a ideia de contemplar a grade curricular das 28 instituições de ensino da cidade com a modalidade ganhasse corpo. As conversações entre o secretário municipal de Esporte e a secretária de Educação de Ferraz, a educadora Maria Aparecida Cervan Vidal, estão, inclusive, adiantadas:
“Recentemente, tive uma conversa com a secretária municipal de Educação e ela deu sinal verde para que este projeto possa ser executado. Agora, vamos nos debruçar para estudar as possibilidades. O torneio que fizemos no dia 6 de abril foi válido para a primeira etapa do ‘Circuito Escolar de Xadrez’, que vai acontecer em São Paulo. O torneio também serviu para que os atletas somassem pontos para a ‘Final dos Campeões’. Essa é a importância do xadrez para a nossa cidade. Já reconhecemos vários adeptos, mas tenho certeza que muitos talentos ainda estão escondidos. Poderemos revelá-los levando a modalidade para dentro das escolas”.
Segundo o prefeito de Ferraz, Acir Filló (PSDB), que fez questão de prestigiar a abertura do “Torneio Escolar de Xadrez”, democratizar a prática desse esporte entre as crianças e os jovens em idade escolar é de extrema importância, ainda mais se for levado em consideração que países desenvolvidos, como a Rússia, adotam a prática há tempos, colhendo, inclusive, resultados satisfatórios:
“É muito importante este projeto da inserção do xadrez nas unidades escolares de Ferraz. É fato que o xadrez exercita a memória e a concentração, desenvolve a inteligência e, automaticamente, reflete em melhor absorção de tudo aquilo que o estudante aprende em sala de aula. Muitos países desenvolvidos já fazem isso, e nós queremos fazer, agora, em Ferraz. Lembrando que a prática do esporte é o melhor caminho para afastar os jovens das drogas”.
Com o intuito de incentivar a prática do maior número de modalidades no município, a Secretaria de Esporte de Ferraz planeja realizar de dois a três torneios de xadrez por ano. A finalidade é fomentar o trabalho que já é empreendido pelo presidente do Clube de Xadrez de Ferraz, professor Luiz Henrique, mas de forma tímida e, até então, sem o apoio da municipalidade.
Fonte: Secom/ Ferraz - 15/04/2013
Fotos: Will de Oliveira