Acessa São Paulo chega a Ferraz


Desde ontem (2 de maio), dez computadores com acesso à Internet já estão disponíveis para uso gratuito da população na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia; expectativa é que 3 mil pessoas sejam atendidas por mês na cidade

Programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, o Acessa São Paulo já está disponível na Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, Ciência e Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos (avenida Santos Dumont, 1.646, Tanquinho). Na sede da pasta, dez computadores já podem ser utilizados gratuitamente desde ontem (2 de maio), para pesquisas na Internet, acesso às redes sociais e produção de trabalhos. A expectativa é que 3 mil pessoas sejam atendidas por mês na cidade.

Coordenado pela Secretaria de Gestão Pública, com gestão da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, o Acessa São Paulo tem como finalidade oferecer à população o ingresso às tecnologias da informação e à comunicação, em especial à rede mundial de computadores. Instituído em 2000, o programa contribui para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico de seu usuário.

A fim de atingir seus objetivos, o projeto prevê a instalação de computadores em espaços públicos para o uso sem ônus, em duas frentes: Postos Público de Acesso à Internet (Popais), implantado em parceria com secretarias e órgãos do Governo do Estado de São Paulo, e os instalados com prefeituras paulistas.

Em Ferraz, os trabalhos tiveram início ontem e podem ser utilizados pela comunidade de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Monitores ficam à disposição na Secretaria Municipal de Indústria e Comércio para orientar o cidadão quanto ao uso das máquinas.

Para que os interessados utilizem o serviço, é necessário fazer um rápido cadastro, que também é gratuito. Além disso, é necessário que o usuário observe algumas regras quanto à utilização dos terminais, que têm a finalidade de aproximar a população, sobretudo a mais carente, do mundo virtual. É proibido, por exemplo, navegar em sites que obtenham conteúdo adulto ou que induzam à criminalidade e à violência. A restrição é automática.

O secretário de Indústria e Comércio de Ferraz, o empresário Elio de Andrade Filho, destaca que o Acessa São Paulo também é responsável por outras atividades que valorizam a inclusão digital, como o fomento a projetos comunitários que utilizam tecnologia da informação, produção de conteúdo digital e não digital para a capacitação da população e divulgação dos serviços eletrônicos do governo estadual:

“Fiz questão de disponibilizar o Acessa São Paulo rapidamente em nossa secretaria, para que as pessoas possam ter acesso gratuito à rede mundial e, assim, estar ligada ao universo da tecnologia da informação. Os computadores já estão disponíveis para a população que não tem. Quanto ao atendimento, nossa expectativa é que 3 mil pessoas sejam atendidas por mês”, reforma o gestor.

O prefeito Acir Filló também não economiza elogios ao programa do Governo do Estado de São Paulo que, agora, está disponível na cidade que administra oficialmente desde o dia 2 de janeiro. O político não deixa de destacar, inclusive, a necessidade do acesso à Internet no dia a dia:

“É indiscutível a relevância da Internet na vida do estudante, do trabalhador e até mesmo das pessoas com mais idade, que, hoje, navegam na rede mundial com muita facilidade. Não há fronteiras para a Comunicação em rede. O Acessa São Paulo proporciona essa facilidade para aqueles que não têm computador”, exalta Filló.

Números

Em 12 anos de existência, o programa Acessa São Paulo já fez 65 milhões de atendimentos, em seus 737 postos. Seu cadastro conta com 2,5 milhões de usuários em 555 municípios contemplados com o programa. Atualmente, 1.116 monitores trabalham no projeto, que deverá ser implantado em outras 54 cidades paulistas dentro dos próximos meses.


Fonte: Secom/ Ferraz - 03/05/2013
Fotos: Will de Oliveira


Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV