Prefeito confirma novo mapeamento para Ferraz

Durante reunião realizada na manhã desta quinta-feira (16 de maio), Acir Filló confirmou a técnicos da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) que novo levantamento cartográfico será, de fato, realizado na cidade; após encontro, representantes da estatal e da municipalidade foram conhecer o sistema já implantado na Prefeitura de Poá



Agora é oficial. A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos vai investir num novo mapeamento cartográfico da cidade. A decisão foi tomada na manhã desta quinta-feira (16 de maio), durante reunião que o prefeito Acir Filló teve com técnicos da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa).As primeiras tratativas entre o Poder Executivo ferrazense e a estatal tiveram início no fim de abril. Após o encontro, representantes da estatal e da municipalidade foram conhecer o cadastro técnico de descrição das características dos imóveis já implantado na Prefeitura de Poá.

De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento, o mapeamento cadastral de Ferraz encontra-se defasado, pois novos imóveis foram construídos e ruas e avenidas surgiram na cidade. Contudo, não foram catalogados nos cadastros da Administração. Este cenário, inclusive, foi valorizado durante o encontro que Filló teve hoje com os gerentes da Emplasa Priscilla May Delany Masson (Unidade de Cartografia) e Adilson Haroldo Piveta (Unidade de Geomática).

Ainda durante o encontro, realizado entre 10h30 e 12h30, no Paço Municipal, o prefeito de Ferraz falou da importância das Secretarias Municipais de Obras e de Verde e Meio Ambiente, além da de Planejamento, estarem à frente dos trabalhos, que ainda não tem data para ter início.

“Com a realização do novo mapeamento cartográfico, a Prefeitura de Ferraz terá um cadastro atualizado, pois o nosso está ultrapassado e ainda é tudo no papel. Precisamos com urgência informatizar os dados. Essa informação, por si só, já justifica a necessidade de se rever o mapeamento, principalmente no que tange à atualização e à expedição documental”, alertou o secretário de Planejamento de Ferraz, João Matias.

Na oportunidade, os técnicos da estatal detalharam a Filló todas as ações que serão empreendidas futuramente pela empresa, para que seja possível a atualização do mapa da cidade, como o cadastro multiqualitativo, que compreende um “pacote” de serviços de atualização, como a base cartográfica e o mapeamento cadastral. Este último é feito por meio de aerolevantamento (fotos aéreas da superfície da cidade):

Para Filló, o encontro desta quinta-feira foi o segundo passo importante no avanço dos trabalhos, que tiveram início em São Paulo, durante uma reunião entre representantes da Prefeitura de Ferraz e da Emplasa, em 30 de abril:

“Precisamos providenciar, com a máxima urgência, o cadastro multiqualitativo de Ferraz e inserir o município no Sistema de Informação Geográfica, conhecido como SIG. Após ser assinado o convênio com a estatal, que é quem, de fato, vai prestar os serviços necessários para este novo levantamento, vamos começar a traçar prazos. Mas, num primeiro momento, esperamos finalizar tudo em até dois anos”, complementou o gestor.

Além de Filló e Matias, também participaram da reunião com a Emplasa os secretários municipais Antonio Carlos dos Santos Ferreira (Obras) e Clóvis Caetano (Verde e Meio Ambiente), o chefe de Gabinete da Prefeitura de Ferraz, João Roque, e os secretários-adjuntos Miguel Leite (Comunicação Social) e Edilson Pacheco (Transportes). O Poder Legislativo esteve representado, na ocasião, pelos vereadores Marcelo de Souza Ângelo e Silas Faria de Souza.

Após o encontro, representantes da estatal e da municipalidade ferrazense foram conhecer o cadastro técnico de descrição das características dos imóveis já em funcionamento na Prefeitura de Poá. O sistema oferece informações como nome do proprietário do imóvel, endereço da área e o número de inscrição, tudo de forma rápida e funcional, uma vez que os dados são digitalizados.

Fonte: Secom/ Ferraz - 16/05/2013 / Foto: Miguel Leite


Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV