Time do Emprego" realiza ciclo de 32 palestras para estudantes em Itaquá
O cronograma, a ser cumprido até o próximo dia 05 de junho, beneficiará cerca de 1200 estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.
Nestas ocasiões, os facilitadores Ednilson Rodrigues e Maria de Lourdes Souza apresentarão orientações constantes na palestra intitulada“O Mercado de Trabalho e suas Tendências”.
Além de transmitir informações básicas, porém, primordiais ao cidadão que deseja ser (re)incluído no mercado de trabalho; o objetivo dos encontros é identificar demanda de jovens em potencial, interessados em aderir ao “Time do Emprego” que é desenvolvido pelo governo estadual (Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho – SERT), em parceria com a prefeitura (Secretaria Municipal de Indústria e Comércio - SMIC).
O referido programa objetiva orientar e preparar o trabalhador na busca por um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional. “O diferencial do Time do Emprego é a ajuda mútua existente entre os participantes, a troca de experiências e a procura conjunta por uma oportunidade”, destaca o secretário de Estado do Emprego, Carlos Ortiz, em determinada ocasião.
A capacitação consiste na realização de encontros periódicos semanais onde são transmitidas noções sobre técnicas de direcionamento ao trabalho, aperfeiçoamento de aptidões, dicas de montagem de currículo, procura de emprego, comportamento em entrevistas, entre outros assuntos.
Além disso, os participantes são incentivados a conhecerem a si mesmos, assim como, suas competências e habilidades para que tenham sucesso na busca por uma colocação no mercado de trabalho. O material didático (composto por mochila, apostilas, caderno etc) é oferecido gratuitamente pelo governo do estado.
Para fazer parte do “Time do Emprego” é necessário ter idade igual ou superior a 16 anos, estar desempregado ou à procura do primeiro emprego.
Para o prefeito Mamoru Nakashima, capacitações desta natureza são de extrema importância para os trabalhadores que buscam por uma (melhor)colocação: “... tendo em vista o mercado competitivo, uma boa aparência aliada à forma adequada de expressão verbal e apresentação de um bom currículo representam diferenciais consideráveis em qualquer processo seletivo...”.
Por Neirylene Cunha de Sena
Fonte: Prefeitura de Itaquaquecetuba - 07/05/2013