Com a peça (des) Água, Suzano leva a cultura aos bairros
Atendendo à política do prefeito Paulo Tokuzumi para a cultura na cidade, que é levar a arte à periferia, o secretário de Cultura, professor Suami Paula de Azevedo, anuncia, para domingo (30), no bairro São José, a encenação da peça teatral “(des) Água”, às 16 horas, na quadra poliesportiva da Rua Turquia.
A peça trata, também e principalmente, da mercantilização da água como metáfora para discutir a expansão desordenada e desigual das cidades. A partir do teatro épico e com músicas (direção musical de Raniere Guerra) especialmente compostas para a peça, a atividade propõe a reflexão sobre os conflitos entre o meio urbano e o natural.
Com a colaboração de Rogério Guarapiran, e direção geral de Edgar Castro, o Coletivo Alma (Aliança Libertária Meio Ambiente) trata da relação das pessoas com o rio. É o resultado de extensa pesquisa para o documentário “Ritos de Rios e Ruas” e seu objetivo é fazer com que as pessoas pensem e reflitam sobre os problemas que vão surgindo à medida que as cidades vão se formando às margens dos rios.
História de dois povos
A montagem teatral encena a história de dois povos (o povo bacia, que celebra a natureza, e o povo pneu, que aprisiona a força das águas) e que, após um conflito, se vêem afetados pelos destroços de uma enchente. A fábula mostra de forma lúdica e crítica os processos de ocupação do beira-rio.
Responsável pelo figurino e pala cenografia, a artista plástica Sâmara Costa explica que “a obra – projeto realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e que tem o patrocínio da EDP e COMGAS, além do apoio do Instituto EDP e de diversos parceiros – pretende promover junto ao público um questionamento sobre o processo de urbanização nas várzeas dos rios brasileiros”.
Samara disse que antes de cada apresentação será realizada a oficina “Comunicação visual no teatro de rua”, orientada pela própria artista. Sobre o Coletivo Alma, sediado em Itaquera, bairro da região leste de São Paulo, Samara historiou que “este ano completamos 13 anos de trabalho nos campos da arte e da educação ambiental”, e que sua trajetória artística e ambientalista, transformando os locais de convivências dos prédios da COHAB José Bonifácio, São Paulo, em espaços teatrais, começou com o espetáculo infanto-juvenil “Antes que a Terra fuja”.
Informações com: Adriana Gaeta Braga, pelos celulares 9-4601-1773/9-5252-1796 ou pelo site www.ritosderioseruas.org
Fonte: Prefeitura de Suzano - 26/06/2013