Ferraz faz ato de conscientização sobre combate ao trabalho infantil

Ferraz de Vasconcelos tem aproximadamente duas mil crianças trabalhando, segundo dados da última pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Destas, cerca de 287 desenvolvem trabalho infantil. A informação foi divulgada ontem pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ferraz, Francisco Valusterno de Araújo, durante a realização do 4º flash mob (mobilização rápida), organizado pela Fundação Abrinq - Save the Children.
A ação, que teve parceria com o conselho municipal, aconteceu na Praça da Bíblia, no Centro de Ferraz. De acordo com os organizadores, o objetivo da atividade foi a conscientização da população para os danos provenientes da utilização da mão-de-obra infantil.
Em 12 de junho é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Para o presidente do conselho, o flash mob é necessário para divulgar à sociedade civil os direitos das crianças e dos adolescentes. "Na última pesquisa feita pelo IBGE, constatou-se 287 crianças, entre 10 e 13 anos, trabalhando. Nossa intenção é que essas crianças não estejam nas ruas, mas sim em programas do conselho", explica.
Araújo destaca que 70 crianças do município são atendidas em entidades sociais. "Elas estudam de manhã ou à tarde e depois vão às instituições para desenvolver atividades". Segundo a técnica do programa "Nossas Crianças", da Fundação Abrinq, Ana Paula Welsch da Silva, o órgão possui outras iniciativas, no entanto, todas elas visam o apoio financeiro e técnico à prevenção do trabalho infantil.
OPINIÃO Para a ferrazense Deise Nogueira Colossal, a ação é interessante e pode ajudar a população a se conscientizar. "As crianças devem ter a sua infância assegurada. Principalmente aquelas que estão nas ruas e são obrigadas a trabalhar", analisa.
Neste ano o tema da campanha é "Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil". A iniciativa visa os eventos esportivos que serão realizados no Brasil até 2016. Nesse contexto, a Fundação Abrinq exibiu no Centro de Ferraz faixas com os dizeres "Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil - Dia 12 de junho é o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil". Outra atividade foi a distribuição, das 12 às 13 horas nos semáforos do município, de panfletos com mensagens de conscientização e sensibilização sobre a data.

Fonte: Diário de Suzano ed.: 9539 - 13 de junho de 2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV