“Seminário” propõe reflexão sobre a Ferraz do futuro

Parte da Semana do Meio Ambiente, “1º Seminário de Gestão Ambiental Integrada de Ferraz de Vasconcelos” foi realizado na manhã desta terça-feira (4 de junho) pelo Poder Executivo em parceria com a Câmara; ponto alto do encontro foi a palestra magna ministrada pela desembargadora Consuelo Yoshida



As autoridades que participaram na manhã desta terça-feira (4 de junho) do “1º Seminário de Gestão Ambiental Integrada de Ferraz de Vasconcelos” convidaram o público presente a pensar como será a cidade no futuro. Combater invasões e investir na limpeza de córregos, no plantio de árvores e na preservação da Mata Atlântica fazem parte das ações que devem ser empreendidas no município nos próximos tempos.

Cerca de 100 pessoas participaram do evento, realizado no auditório da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia (avenida Santos Dumont, 1.646, Jardim Vista Alegre). A mesa principal de trabalhos foi composta pelo vice-prefeito José Izidro Neto, também secretário municipal de Habitação, pelos secretários municipais Adair Loredo (Governo), Clóvis Caetano (Verde e Meio Ambiente), Elio de Andrade Filho (Indústria e Comércio) e Maria Aparecida Cervan Vidal (Educação).

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos (Acifv), Áureo do Carmo, José da Costa, diretor do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) – Regional Alto Tietê, Delaine Romão, do Fórum de Desenvolvimento Zona Leste, o vereador Aurélio Costa de Oliveira, o Aurélio Alegrette e José Valverde Machado Filho, do Instituto Cidadania Ambiental, também fizeram parte do grupo.

O encontro foi realizado entre 9 horas e meio-dia. A abertura ficou por conta do prefeito de Ferraz, Acir Filló, que destacou as ações já realizadas na cidade na preservação ao Meio Ambiente, como o desassoreamento de rios e de córregos, a arborização de ruas e de equipamentos públicos, o combate às invasões em áreas de risco e às ocupações irregulares e a melhoria na coleta do lixo doméstico. O chefe do Poder Executivo também valorizou a integração entre poder público, iniciativa privada e entidades para a melhoria da qualidade de vida como um todo:

“O município, hoje, tem interesse em discutir a questão, em se preparar para o futuro - um futuro possível e ecologicamente viável. Não podemos enxergar o Meio Ambiente apenas pela imposição de leis. Temos de aplicá-las e incentivar a fiscalização e o uso racional de recursos, como a água, por exemplo. Infinitas são as possibilidades de discussão e de ações, inclusive a formação de consórcios. Sou a favor da integração entre os poderes e a população nesta dinâmica”, complementou o gestor.

O seminário teve como ponto alto a palestra magna sobre gestão ambiental integrada e a participação intersetorial. O tema foi abordado pela desembargadora do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região de São Paulo, a doutora em Direito Ambiental Consuelo Yoshida.

Para ela, é necessário preparar Ferraz para o futuro. Pegando gancho nas ideias de Alegrete, que, durante seu pronunciamento, defendeu a formação de um Conselho Municipal Ambiental e da inserção da Educação Ambiental como disciplina nas escolas, Consuelo falou sobre a responsabilidade da coletividade bilateral quanto ao Meio Ambiente:

“Tenho grande vivência na seara jurídica. É complicado ver inúmeros processos relacionados ao Meio Ambiente chegarem para a avaliação de um juiz, após tudo dar errado. Temos de fazer o caminho inverso: tentar para acertar, e não deixar chegar às vias de fato. Daí, se recorre de um lado, se recorre do outro, e o Meio Ambiente vai se findando. Também não sou a favor de ficar flexibilizando legislação para obras rápidas para eventos, como Olimpíada e Copa do Mundo, por exemplo, e defendo projetos de reaproveitamento de energia”.

Por fim, o secretário de Governo de Ferraz, o advogado Adair Loredo, moderou o painel "Gestão Ambiental Municipal e Integrada". Durante os trabalhos, a autoridade valorizou o fato de, no passado, Ferraz ter sido berço da uva Itália:

“Estamos diante de todos os problemas sobre o Meio Ambiente, vivemos e convivemos com eles. Mas é preciso dilatarmos nossa visão quanto aos valores que ficaram no passado, para nos prepararmos para o futuro. Como devemos caminhar para chegar à cidade desejada? Precisamos, enfim, de planejamento, sério e consistente”.

Fonte: Secom/ Ferraz - 04/06/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV