Centro de Fisioterapia do Jardim Castelo receberá melhorias

Prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, determinou que unidade passe por reformas emergenciais, já que, por conta dos graves problema de infraestrutura do local, duas salas já foram interditadas para uso, além da piscina

Foto: Jovino Souza


O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, visitou, recentemente, as instalações do Centro de Fisioterapia que funciona no Jardim Castelo. Com base no que constatou por lá, deixou clara a necessidade emergencial de se empreender melhorias no local. As obras devem ter início dentro das próximas semanas. Para a municipalidade, as intervenções são mais que necessárias, já que duas salas tiveram de ser interditadas por conta das más condições de infraestrutura do equipamento público.

Segundo a secretária de Saúde, a advogada Tânia Mara Porfírio, logo no início da atual gestão, a equipe da pasta chegou a conclusão que o prédio do Centro de Fisioterapia, que funciona no número 147 da rua Miguel Did Jorge, no Jardim Castelo, já apresentava situação preocupante. Algumas pequenas reformas até foram feitas. Contudo, por falta de manutenção de muitos anos, boa parte da estrutura foi comprometida, ao ponto de duas das nove salas da unidade terem de ser interditadas.

Foto: Jovino Souza
Para a gestora, esse cenário prejudica, sobremaneira, o atendimento oferecido pelo equipamento público, por onde passam, por mês, mais de 500 pacientes. No local, inaugurado em Ferraz em 1995, é oferecida ortopedia, fisioterapia respiratória, atividade laboral, reabilitação neurológica, Reeducação Postural Global (RPG) e acupuntura. O Centro de Fisioterapia também atende em domicílio 14 pacientes acamados que não podem se locomover para receber o tratamento especializado.

Em visita ao equipamento público na companhia do secretário de Governo, Juracy Ferreira da Silva, que até ontem (3 de julho) respondia pela Saúde, e do vice-prefeito de Ferraz, José Izidro Neto, Filló viu a necessidade de providenciar de forma emergencial a reforma da unidade. Para tanto, já autorizou que o atendimento, interinamente, passe para onde funcionava a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Castelo. Desta maneira, os mais de 40 profissionais que trabalham no endereço também serão migrados para o posto.

Foto: Jovino Souza
A ideia, segundo Tania, é reformar toda a estrutura comprometida e, futuramente, melhorar e ampliar o atendimento, com direito, inclusive, à aquisição de novos equipamentos. Além das duas salas que estão interditadas há algumas semanas, a piscina instalada no Centro de Fisioterapia para ser utilizada na reabilitação dos pacientes também está embargada e precisa ser reativada o quanto antes:

“Daremos início às tratativas na próxima semana. O quanto antes, as intervenções começarão a ser realizadas. Deixo claro, no entanto, que o atendimento não será interrompido, nem prejudicado, apenas migrado para uma determinada área da UBS do Jardim Castelo. O que mais desejamos, neste momento, é deixar no passado essa condição precária do Centro de Fisioterapia e fazer de nosso atendimento mais humanizado”, confirma a secretária municipal de Saúde.

Secom/ Ferraz - 04/07/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV