Conselheiros Tutelares eleitos são empossados e já iniciam o trabalho em Poá

Após uma criteriosa eleição, os conselheiros tutelares eleitos em Poá, foram empossados na sexta-feira, dia 05, na sede do Poder Legislativo. Na presença do prefeito da cidade, Francisco Pereira de Sousa, o Testinha, os cinco conselheiros tomaram posse e iniciaram os trabalhos na última segunda-feira, dia 08.

Testinha e o vice-prefeito Marcos Borges com os conselheiros tutelares / Foto: Eduardo Guimarães
Testinha e o vice-prefeito Marcos Borges com os conselheiros tutelares / Foto: Eduardo Guimarães


Foram empossados os seguintes conselheiros: Eliana Aparecida que foi a mais votada no pleito, com 583 votos, obtendo 18,81% dos votos; Sandra Lima que obteve 376 (12,13%); Waldir Salmeron que recebeu 292 votos (9,42%); Dolores Baiana com 252 votos (8,13%); e Maria Luciana Panão que teve 238 votos (7,68%).

De acordo com o conselheiro tutelar, Waldir Salmeron, o Conselho funciona no período das 08 às 17 horas, mas a cada dia um conselheiro faz plantão de 24 horas, em que fica de posse de um rádio, para atender a qualquer chamada. “Autoridades como a polícia, hospitais e outros possuem o número deste rádio, para que diante de uma situação de resolução de nossa competência, sejamos acionados a qualquer hora”, explicou Salmeron, que ainda afirmou que este Conselho formado ficará exercendo a função por dois anos. 

Testinha fala sobre a importância do trabalho do Conselho Tutelar / Foto: Eduardo Guimarães
Testinha fala sobre a importância do trabalho do Conselho Tutelar / Foto: Eduardo Guimarães


Para o prefeito Testinha, o Conselho tem um trabalho de extrema importância e responsabilidade: “Os membros vão desempenhar um papel fundamental no nosso município, pois eles serão responsáveis por zelar por aquelas crianças, que por algum motivo estão sendo ameaçadas ou tiveram os seus direitos violados”.

CONSELHO TUTELAR

Composto por cinco membros eleitos pela comunidade, o Conselho Tutelar tem a função de acompanhar as crianças e os adolescentes e decidir sobre qual medida de proteção para cada caso. Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção (Estado, comunidade e família), o Conselho goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado.

Diversas autoridades acompanharam a posse dos conselheiros tutelares de Poá, que aconteceu na Câmara Municipal

Secom/ Poá - 10/07/2013


Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV