Ferraz e Governo do Estado assinam convênio para a construção de quatro creches

Com investimentos na ordem dos R$ 8 milhões, programa Creche Escola vai beneficiar 600 crianças da cidade; termo de adesão foi celebrado durante solenidade realizada no Palácio dos Bandeirantes, na capital



O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, e governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinaram na manhã desta segunda-feira (29 de julho) o convênio que vai permitir a construção de quatro unidades do programa Creche Escola da esfera estadual. Com investimentos na ordem dos R$ 8 milhões, a iniciativa vai beneficiar 600 crianças da cidade. O termo de adesão foi celebrado durante solenidade realizada no Palácio dos Bandeirantes, na capital.

A parceria que beneficia diretamente Ferraz faz parte dos pleitos do deputado estadual Estevam Galvão junto às Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Social e de Educação e tem como objetivo ampliar o atendimento a crianças em idade de creche, principalmente em localidades que apresentam maior vulnerabilidade social e demanda reprimida. As áreas onde serão edificadas as novas creches em solo ferrazense já estão sendo definidas pela municipalidade.

As unidades serão construídas pela administração de Filló com recursos destinados pelo governo estadual. Acompanhado da secretária municipal de Educação, a professora Maria Aparecida Cervan Vidal, e pelo adjunto de Comunicação, Miguel Leite, o chefe do Poder Executivo ferrazense destacou, durante a solenidade desta segunda-feira, o empenho do governador com Ferraz:

“Alckmin tem sido um grande parceiro. Ao assinar comigo esse termo de adesão, ele prova, mais uma vez, o carinho que tem com a população ferrazense. Temos uma demanda de quase 8 mil crianças fora das creches, ou seja, é uma situação grave. Entretanto, o governador foi muito solícito e está liberando quatro creches para Ferraz, que, indiscutivelmente, vão contribuir de forma significativa para a diminuição dessa triste defasagem”, avalia o prefeito.

Em seu discurso oficial, Alckmin sinalizou que tratava-se de “um dia histórico”. O gestor também detalhou que, por meio do convênio, o Estado se torna parceiro das prefeituras, que ficam responsáveis pela indicação dos terrenos, da gestão dos processos licitatórios para a contratação das empresas que serão responsáveis pelas construções e pela condução das obras, que serão monitoradas e acompanhadas pela Secretaria Estadual da Educação:



"Esta segunda-feira é marcante. O Governo do Estado não tinha a dinâmica de investir no ensino infantil com tanto afinco. Por anos, acabou priorizando o ensino fundamental, o ensino médio, o ensino técnico, o tecnológico e o universitário. Agora, chegou a vez de direcionarmos um olhar especial às crianças do ensino infantil. Ajudando as prefeituras, vamos oferecer mais vagas e universalizar o atendimento em creches, favorecendo cerca de 57 mil crianças", destacou Alckmin.

A liberação de recursos para a construção das instituições por meio do governo estadual foi baseada num estudo realizado, recentemente, pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados). A entidade cruzou informações da população com menos de cinco anos, com a demanda por creches e com dados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios.

O programa Creche Escola propõe três modelos de edificação, projetados pela Fundação de Desenvolvimento da Educação (FDE) com o objetivo de minimizar os custos de construção e de manutenção. Os prédios são térreos e abarcam sala de atividades, berçário, fraldário, lactário, cozinha, refeitório e lavanderia. As edificações também contam com sala de uso múltiplo. Equipado com computadores, o espaço tem a finalidade de iniciar as crianças na linguagem digital.

Os edifícios atendem aos padrões de acessibilidade previstos na legislação, bem como às exigências de sustentabilidade. Os projetos adotam aquecimento solar e especificações para a redução do consumo de água e de energia elétrica. A capacidade de atendimento varia de 70 a 150 crianças, de acordo com a faixa etária dos assistidos.

Fonte: Secom/ Ferraz - 29/07/2013
Fotos: Miguel Leite

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV