Campanha de vacinação antirrábica continua em Arujá



A Secretaria de Saúde de Arujá continua promovendo a Campanha de Vacinação Antirrábica, iniciada no último dia 22. Nesta primeira etapa, estão sendo visitadas propriedades da zona rural. Já no próximo domingo, dia 4, acontece o mutirão de vacinação em vários bairros (veja cronograma abaixo).

O objetivo da iniciativa é imunizar cães e gatos contra o vírus que transmite a raiva. A veterinária Tássia Vitta Ribeiro salienta que “a dose é de suma importância para a proteção tanto dos animais quanto dos seres humanos”.

Entre os que já sabem da importância da dose para a saúde de seus animais está o encarregado Jorge Paulo da Silva. Morador do bairro do Portão, ele aproveitou a visita da equipe de Zoonose para vacinar seus seis cães. “A vacina ajuda a deixá-los saudáveis, livre da raiva”, disse.

Outra moradora, Maria de Fátima Francisca, também já imunizou seus três animais de estimação. Ela diz que os profissionais da Saúde são muito bem vindos no bairro: “Às vezes a gente não tem como ir ao Centro, então eles virem até aqui é muito importante. É uma ajuda e tanto”.

O agricultor José Denilson concorda com a vizinha. Para ele, que tem três gatos, ir à região central com os bichanos é uma tarefa ingrata: “Nem sempre eles ficam quietinhos, normalmente é a maior confusão. Por isso, a vinda da equipe é de grande valia para a gente, que mora mais afastado”.

A equipe do setor de Zoonose está percorrendo os bairros da zona rural de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16 horas. Ao final da aplicação, os proprietários dos animais recebem uma carteirinha com o comprovante de vacinação.

Canil

O canil municipal de Arujá também é um posto fixo de vacinação, A unidade está localizada na avenida Londres, nº 350, bairro do Portão. O atendimento é de segunda a sexta feira, das 8 às 16 horas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4651-3473.

Mutirão

Acontece no próximo dia 4 o mutirão de vacinação antirrábica realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, serão disponibilizados 17 postos de atendimento, sendo 11 fixos e seis volantes.

Os postos fixos terão atendimento das 8 às 16 horas. Entre os locais que abrirão neste horário estão escolas e as unidades básicas de saúde do Centro, Parque Rodrigo Barreto, Mirante, Nova Arujá, Jardim Real e Jardim Emília. Já os postos volantes irão atender em horários variados (veja abaixo).

A veterinária Tássia ressalta que o morador que não conseguir vacinar seu animal no dia 4 poderá se dirigir até o canil após esta data para que ele seja imunizado. “A vacinação é fundamental. O ideal é que os moradores não deixem para imunizar seus animais na última hora”, acrescenta.

Fonte: Prefeitura de Arujá - 01/08/2013



Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV