Profissionais da Saúde de Suzano fazem capacitação para teste rápido de HIV



A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Saúde, realiza um curso de capacitação para profissionais da rede básica em teste rápido para diagnóstico de HIV e sífilis, a partir de hoje (6). A atividade compõe a implantação da Rede Cegonha, que é uma estratégia do Ministério da Saúde para levar maior humanização e assistência às gestantes e recém-nascidos.

Neste curso, enfermeiros, gerentes e médicos ginecologistas, que estão convocados, irão receber orientações técnicas sobre como proceder para a aplicação, armazenamento e manutenção dos kits dos testes, além de normas de como manter um padrão de atendimento para humanizar o tratamento às gestantes. O curso é opcional a psicólogos, terapeutas ocupacionais e farmacêuticos do município.

O curso terá 20 horas: 12 horas são teóricas e oito práticas. O período prático será em serviço, quando monitores acompanharão os procedimentos. O certificado, que tem validade em todo estado de São Paulo, só será dado aos profissionais que comparecerem em 100% do curso e será emitido pelo Centro de Referência e Tratamento DST/AIDS, órgão do governo estadual.

A primeira turma termina a capacitação na sexta-feira (9). A segunda turma começa na próxima terça (13) e vai até o dia 15.

Fonte: Prefeitura de Suzano - 06/08/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV