Zoonoses de Poá fará mutirão de castração em Calmon Viana

A Secretaria de Saúde de Poá, por meio do Departamento de Zoonoses via realizar no próximo dia 18, um mutirão para castração de cães, no bairro de Calmon Viana, com objetivo de controlar a população de animais nas ruas e até mesmo o abandono deles.

A castração será feito em cães já inscritos para passar pelo procedimento / Foto: Eduardo Guimarães
A castração será feito em cães já inscritos para passar pelo procedimento / Foto: Eduardo Guimarães


De acordo com a veterinária e coordenadora da Zoonoses, Alessandra Pereira Digenova Ramos, serão castrados cães (machos e fêmeas) que antes foram inscritos pelos donos para passar por tal procedimento. A veterinária informou que as vagas são limitadas, totalizando 95, destinadas aos moradores de Calmon Viana.

Ela explicou que na segunda-feira, dia 12, um estande estará montando em frente à Escola Municipal Edson Alves de Oliveira, localizado na Rua Lilia, em Calmon, no período das 12 às 13 horas, onde os interessados poderão efetuar a inscrição para o animal ser castrado no dia 18.

“É importante ressaltar que só serão castrados aqueles cães inscritos, e como é uma ação voltada para Calmon Viana, é necessário que as pessoas junto com os seus documentos pessoais, apresentem o comprovante de endereço no ato da inscrição, que também poderá ser feita na sede da Zoonoses, situada na Rua Padre Eustáquio, 314, na Vila Idalina”, ressaltou Alessandra.

No dia da castração, que também será feita na Escola Municipal Edson Alves de Oliveira, o dono leva o animal e aguarda ele passar pelo procedimento e assim, que o cão estiver retornado da anestesia ele será liberado, conforme informou o Departamento de Zoonoses. O proprietário deve se responsabilizar pelo pós-operatório e esses animais também serão chipados, método esse que permite ter todas as informações do cão. A castração terá início às 08 horas do dia 18 de agosto.

A veterinária lembrou que é importante levar aqueles cachorros, por exemplo, que são comunitários, ou seja, que vários vizinhos cuidam do animal que na verdade vive na rua. “A preferência é para os animais errantes (rua) e para aqueles proprietários de baixa renda. A ideia é levar este projeto para outros bairros”, afirmou.

O dia da castração também será marcado por uma palestra sobre posse responsável, em que será passado a importância e a responsabilidade de cuidar dos animais. Mais informações sobre esta ação pelo telefone da Zoonoses – 4638-1330.

Secom/ Poá - 11/08/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV