Alunos da rede municipal de Poá poderão ter cardápio diferenciado

Segundo o projeto aprovado em plenário, a fiscalização sobre a observância da lei ficará por conta da Secretaria Municipal de Educação e do Conselho Municipal de Educação.



A Câmara de Poá aprovou um projeto de lei que cria um cardápio diferenciado para alunos da rede municipal de ensino que comprovem ser diabéticos. Segundo o autor, o vereador José Ricardo Massa (PP), o Ricardo Massa, caberá a um médico ou um nutricionista determinar o tipo de alimentação adequada para os estudantes que comprovarem a necessidade.

A proposta foi aprovada por unanimidade durante sessão ordinária, em 20 de agosto.

De acordo com o parlamentar, o projeto busca prevenir e antecipar ações a possíveis consequências geradas pela doença. “A Diabetes é de fácil controle, desde que observada a tempo e adequada a uma dieta alimentar especial” ressalta.

“Com esse projeto de lei, estaremos contribuindo para a diminuição dos problemas de saúde das nossas crianças e jovens, nas escolas e creches do município”, afirma o parlamentar.

Segundo o projeto aprovado em plenário, a fiscalização sobre a observância da lei ficará por conta da Secretaria Municipal de Educação e do Conselho Municipal de Educação.

O Poder Executivo regulamentará a lei no prazo de 90 dias contados a partir da sua publicação.

A doença

Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde como por exemplo o excesso de sono no estágio inicial, problemas de cansaço e problemas físicos-táticos em efetuar as tarefas desejadas. Quando não tratada adequadamente, podem ocorrer complicações como Ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão, amputação do pé e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações.

Por Gisele Santos - 02/09/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV