Câmara de Poá aprova projeto que prevê monitoramento nas escolas

A proposta foi aprovada em primeira sessão e deve voltar à pauta na terça-feira (10) para uma segunda votação



Os vereadores de Poá aprovaram um projeto de lei que autoriza o Executivo a instalar câmeras de monitoramento nas escolas municipais e creches da cidade.

O documento foi deliberado em primeira votação pelos legisladores durante a última sessão plenária, terça-feira, 03 de setembro. A propositura teve 14 votos favoráveis frente a um contrário, o do vereador Saulo Souza (PDT), que assumiu a vaga de José Carlos Costa (PDT), o Zé Carlos da Maçã do Amor, por um período de 30 dias.

De autoria do segundo-secretário da Casa de Leis, vereador Antônio Nobre Ramos (PDT), o Marquinhos Mecânico, o projeto prevê a instalação de câmeras de monitoramento nas escolas de ensino fundamental e médio e nas creches, nos respectivos horários de funcionamento, visando atender a segurança dos alunos, professores e funcionários da unidade.

A responsabilidade pela Central de Monitoramento e as devidas intervenções, ficarão por conta da Secretaria de Segurança Pública, junto a Guarda Civil Municipal de Poá (GCM) a fim de garantir a segurança de acesso a unidade de ensino.

As câmeras de monitoramento, de acordo com a proposta, devem ser instaladas nas ruas da unidade, em toda sua extensão e, nas portarias de entrada e de saída.

Durante a sessão em que foi votada a proposta, houve debate por parte dos parlamentares.

Para o vereador idealizador do projeto, Marquinhos Mecânico, a medida além de coibir o vandalismo auxilia na preservação do patrimônio público.

“Esse projeto irá atender a solicitação de dezenas de pais que observam a importância de aumentar a segurança no momento de levar e buscar seus filhos nas escolas e creches. Com o monitoramento será possível identificar o momento exato de qualquer ocorrência ou ação de vandalismo na unidade, graças às gravações”, enumerou.

A presidente honorária do PTB de Poá, vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis, se apresentou favorável ao projeto.

“Uma proposta como essa é muito bem-vinda, pois colabora com a segurança, com a municipalidade. Isso poderia evitar ou ainda, a identificar sequestradores e criminosos que agem nas portas das escolas sem qualquer escrúpulo”, considerou a petebista.

Já o vereador Deneval Dias do Nascimento (PRB) salientou que um projeto dessa magnitude dispensa qualquer discussão por apresentar tamanha importância.

Outros vereadores que defenderam a matéria na tribuna foram Luiz Eduardo Oliveira Alves (PPS), o Edinho do Kemel, e José Ricardo Massa (PP), o Ricardo Massa.

Único contrário à proposta, o vereador Saulo Souza (PDT) defendeu que a medida poderia expor de maneira excessiva a privacidade dos alunos e funcionários da unidade.

Por Gisele Santos  - 05/09/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV