Ferraz propõe integração de ônibus com São Paulo, Mogi e Santa Isabel

Ferraz propõe integração de ônibus com São Paulo, Mogi e Santa Isabel


Durante reunião realizada na manhã desta quinta-feira (26 de setembro) pelo Grupo de Trabalho de Mobilidade Urbana do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) com representantes da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), secretário do governo Acir Filló adiantou que, até 18 de outubro, vai apresentar um documento com as propostas de unificação de linhas, como Ferraz-Santa Isabel e Ferraz-Mogi



Secretários e representantes dos Departamentos de Transporte e Mobilidade Urbana das cidades do Alto Tietê se reuniram na manhã desta quinta-feira (26 de setembro) para discutir a possibilidade de integrar as linhas municipais com as da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) que servem a capital paulista. Com a participação de Raul Shiguemitsu Sunao, diretor da estatal, o encontro foi realizado na sede do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), em Suzano, e teve início às 10 horas.

Representando a administração do prefeito Acir Filló, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Ferraz de Vasconcelos, o bacharel em Direito e policial civil Carlos César Alves, sugeriu, na oportunidade, a integração de linhas municipais com percursos já operados pela EMTU em Mogi das Cruzes, Santa Isabel e São Paulo. Uma nova reunião para tratar sobre o assunto foi agendada para 13 de novembro (quarta-feira), às 9 horas. A exemplo do de hoje, o encontro deverá ser realizado, também, na sede do Condemat.

Durante a reunião desta quinta-feira, técnicos da estatal do Governo do Estado apresentaram as linhas que foram integradas e que já estão em operação nos municípios da região Oeste da Grande São Paulo. Segundo a comitiva, o mesmo processo pode ser implementado nas cidades do Alto Tietê:

“Temos várias solicitações e projetos em estudo na empresa e, desta forma, estamos à disposição para dar todos os esclarecimentos necessários aos prefeitos e aos secretários ligados à Mobilidade Urbana. Nosso objetivo é desenvolvermos um trabalho conjunto e efetivar as linhas que nos forem requeridas. Integração é assunto prioritário para nós neste momento, além de ser possível e funcional”, adiantou o chefe de Planejamento da EMTU, Rogério Marcelino.

Chefe da pasta de Mobilidade Urbana de Ferraz, Alves assumiu com o coordenador de Gestão de Transportes do Condemat, Nobuo Aoki Xiol, que também é secretário de Transportes de Mogi, o compromisso de apresentar, até 18 de outubro, um documento, contendo as reivindicações e sugestões com relação à integração de linhas municipais com intermunicipais:

“O transporte coletivo de Ferraz é deficitário. Quem vem de Mogi com destino a São Paulo, por exemplo, constata que, apesar de Ferraz ser o último município que faz limite com a capital, não existe nenhuma linha integrada com os demais municípios do Alto Tietê. Uma das propostas que será apresentada à EMTU, por exemplo, recai na criação de linhas integradas de Ferraz-Santa Isabel e Ferraz-Mogi, com direito à utilização dos cartões “BOM” e “BOM-BOM”. Com isso, a população ganharia com a redução dos custos das passagens e com a diminuição do tempo de espera do coletivo e do percurso de ida e vinda”, avaliou o gestor.

Presenças

Além de Alves e Xiol, participaram dos trabalhos nesta manhã Domingos Martins, secretário de Segurança e Trânsito de Santa Isabel, Miguel Leite, adjunto de Comunicação Social de Ferraz, Antunes de Lima, diretor de Trânsito de Suzano, Juliano Duarte, assessor Técnico de Transportes de Poá, Edivaldo Cândido, assessor da Secretária de Transportes de Guarulhos, e Paulo Viviani, diretor-administrativo de Itaquaquecetuba. A EMTU foi representada, também, por Sérgio Fortes.

Secom/ Ferraz - 26/09/2013
Fotos: Will de Oliver

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV