Ferraz recebe prêmio da Secretaria de Estado da Saúde
Ferraz recebe prêmio da Secretaria de Estado da Saúde
Durante o Fórum Estadual de Tuberculose, município foi reconhecido pelo governo de Geraldo Alckmin por apresentar qualidade e eficiência nas ações de controle à doença; cerimônia de premiação ocorreu ontem (25 de setembro), no Centro de Convenções Rebouças, em PinheirosFerraz de Vasconcelos tornou-se destaque em âmbito estadual na área da Saúde. Durante o Fórum Estadual de Tuberculose, realizado ontem (25 de setembro), na capital, o município administrado pelo prefeito Acir Filló foi premiado por apresentar qualidade e eficiência nas ações de controle da doença, que, ainda nos dias de hoje, mata milhões de pessoas em todo o mundo. A psicóloga e coordenadora do Programa de Tuberculose e Hanseníase da cidade, Cláudia Aparecida Motta Moreira, recebeu a placa por parte da Secretaria de Estado da Saúde, durante a cerimônia.
O Fórum Estadual de Tuberculose foi abrigado no Centro de Convenções Rebouças, em Pinheiros, na capital paulista. Na oportunidade, uma série de palestras acerca do tema foi ministrada. Em seguida, foi realizada a cerimônia de premiação dos municípios que se destacaram no controle e no tratamento de tuberculose nos últimos meses. As cidades reconhecidas pelo governo de Geraldo Alckmin atingiram metas e obedeceram critérios de avaliação previstos pela esfera estadual.
Ferraz, por exemplo, foi outorgada pela Secretaria de Estado de Saúde por apresentar taxa de cura maior ou igual a 85% nas ações desenvolvidas pela municipalidade quanto à prevenção, índice de 70% de busca do tratamento por parte do paciente e taxa menor a 5% quanto a abandono do tratamento. De acordo com Cláudia, que também está a frente do Serviço de Assistência Especializada (Sae) da Prefeitura de Ferraz, o prêmio recebido esta semana é resultado da atuação de uma equipe comprometida. O chefe do Poder Executivo ferrazense reitera a informação:
Segundo Cláudia, atualmente 70 pacientes tratam tuberculose no município:
“Nosso foco é fazer o diagnóstico o quanto antes e colocar o paciente em tratamento imediato. Trata-se de uma questão de saúde pública, já que uma pessoa que tem tuberculose pode transmitir a doença. Além disso, investimos no tratamento supervisionado, ou seja, entregamos o remédio em domicílio e esperamos ver a pessoa ingeri-lo, tudo para termos a certeza de que o tratamento está sendo, de fato, feito. Essa assistência é ainda mais incisiva com dependentes químicos, que, em sua maioria, apresentam maior resistência quanto as nossas determinações”, finaliza.
A tuberculose é uma doença contagiosa, transmitida pelo ar, quando o doente tosse, fala ou espirra. O Bacilo de Koch, causador da enfermidade, tem preferência pelos pulmões para se instalar. Por isso, em caso de tosse por mais de três semanas, a pessoa deve procurar um posto de saúde. Os serviços em Ferraz são gratuitos e, quanto antes for feito o diagnóstico e o tratamento foi iniciado mais fácil a cura e menor o risco de transmissão da doença a terceiros.
Secom/ Ferraz - 26/09/2013
Fotos: Will de Oliver