Ruas, vielas e praças de Ferraz ganham nova iluminação

Vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento, Coordenadoria Técnica de Iluminação Pública (CTIP) é responsável pelo trabalho empreendido em vários pontos da cidade; mais econômicas, luminárias a vapor de sódio foram instaladas nos bairros Vila São Paulo, Jardim Yone, Vila Correia e Vila Santo Antônio



Por determinação do prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, a Coordenadoria Técnica de Iluminação Pública (CTIP) está investindo na troca de iluminação de praças, de ruas e de vielas da cidade. Alguns pontos também estão recebendo reparos no sistema elétrico já existente. Segundo o órgão vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento, as novas luminárias foram adquiridas por meio de pregão eletrônico, realizado em agosto deste ano.

O principal objetivo do Poder Executivo ferrazense com a ação é melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, permitindo que os mesmos desfrutem plenamente do espaço urbano à noite. Para a CTIP, a iluminação pública está diretamente ligada à segurança pública, pois previne a criminalidade, além de embelezar o município e facilitar o tráfego viário.

De acordo com o coordenador do órgão, Ronaldo Júlio de Oliveira, recentemente foram instaladas luminárias de vapor de sódio de 400 watts em três bairros de Ferraz. Quatro vielas e uma praça também foram contempladas com os novos equipamentos. Na Vila São Paulo, as disposições aconteceram nas ruas Mariano Rodrigues, Floriano Peixoto e São Judas Tadeu.

Ainda na Vila São Paulo, quatro vielas receberam as luminárias. Ao todo, foram instaladas uma na avenida Mariana Junqueira, duas na rua Sindicalista Chico Mendes e uma na rua Salvador Camargo. No Jardim Yone, somente a rua José Conrado Nascimento recebeu as luminárias, porém, em dois pontos. A rua Princesa Isabel, situada na Vila Correia, também ganhou novo sistema elétrico, bem como a praça Cidade Kemel, que fica na rua Abel Batista Camilo. No local, foram instaladas seis luminárias. Somente na rua Itororós, na Vila Santo Antônio, foram mantidas lâmpadas de 250 watts de vapor metálico. De qualquer maneira, o sistema foi amplamente reparado.

A CTIP também é responsável pela vistoria dos quadros de força das escolas da rede municipal de ensino e de demais prédios públicos. Em paralelo, o setor promove um trabalho de conscientização dos servidores, com o objetivo de reduzir o desperdício de energia elétrica e fazer uma melhor distribuição do produto, com direito à eficiência e funcionalidade.

Para o chefe do Poder Executivo ferrazense, a CTIP tem cumprido seu papel, trabalhando na melhoria da qualidade dos sistemas de iluminação pública do município:

“Esse tipo de providência está intimamente ligada às necessidades dos habitantes. Muitos trabalham ou estudam no período noturno e, mesmo aqueles que desfrutam de descanso neste período, precisam contar com iluminação adequada caso precisam sair de suas casas. Sem contar que esse recurso melhora a imagem do município e favorece o comércio e o lazer noturno”, complementa Filló.

Secom/ Ferraz - 08/09/2013
Fotos: Will de Oliver

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV