Suzano participa de Conferência Estadual de Cultura



Suzano participou da Conferência Estadual de Cultura, realizada nos dias 11 e 12 de setembro, no Memorial da América Latina (Auditório Simon Bolívar), na Barra Funda. O secretário Cultura, Suami de Paula Azevedo e o diretor de Ações Culturais, Geraldo Rodrigues, representaram a cidade no evento.

Durante o encontro, foram discutidas políticas e ações culturais a serem desenvolvidas nos próximos anos. A Conferência Estadual, que faz parte da “3º Conferência Nacional de Cultura”, seguiu o tema instituído nacionalmente: “Uma Política de Estado para a Cultura – Desafios do Sistema Nacional de Cultura, na organização da gestão e no desenvolvimento da cultura brasileira”. O tema central foi dividido em quatro eixos temáticos.

Participaram do evento os delegados eleitos nas conferências municipais e intermunicipais de cultura, bem como dirigentes culturais. O Alto Tietê contou com três delegados (eleitos em agosto na Conferência Intermunicipal, realizada em Mogi das Cruzes). São eles: Marcos Antônio Senna (Poá), Débora Garcia (Suzano) e, pelo poder público, Hélio Cavalcante (Suzano).

Propostas
Aproximadamente 400 propostas, divididas em quatro eixos temáticos, foram apresentadas durante o encontro, que priorizou 10 propostas por eixo e seis em nível nacional. As propostas (entre elas a de aumentar os recursos destinados ao Programa de Ação Cultural – PROAC de 0,2% para 0,5%) serão levadas à Conferência Nacional de Cultura que está prevista para acontecer entre os dias 26 e 29 de novembro, em Brasília.

O secretário explicou que é de extrema importância a Cultura participar do Sistema Nacional, que irá garantir a integração de políticas públicas culturais, além de sua continuidade. “Foi um passo importante para o posicionamento da cidade no desenvolvimento das ações públicas na esfera cultural”, disse.

Para o delegado Hélio Cavalcante, participar da etapa estadual foi uma experiência muito enriquecedora. “Temos uma diversidade artística e cultural muito grande, até mesmo do ponto de vista de compreensão do que é a cultura do poder público na diversidade existente em um estado como o nosso. Vejo que Suzano tem avançado em se apropriar de sua identidade cultural”, disse.

Fonte: Prefeitura Municipal de Suzano - 14/09/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV